CONSELHO DE SAÚDE

Presidente da FMS participa da etapa macrorregional das Conferências de Saúde

Presidente da FMS participa da etapa macrorregional das Conferências de Saúde
Fonte: Ascom FMS

A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Clara Leal, esteve presente na Conferência Macrorregional de Saúde do Meio Norte do Piauí. O evento precede a 9ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece no mês de maio em Teresina.

O evento tem por objetivo discutir as propostas de melhoria para a saúde pública previamente trazidas pelos municípios da região do Meio Norte do Piauí, que serão analisadas e levadas para a etapa estadual e, futuramente, para a Conferência Nacional. Os conselhos de saúde são formados por representantes da gestão, profissionais de saúde e usuários do SUS.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Clara Leal, ressaltou as dificuldades enfrentadas pela gestão em saúde pública pós-pandemia, e a importância da parceria com o controle social para alcançar as melhorias desejadas. “Os reclames populares exigem o aprimoramento das ações de cuidado, da formação profissional e do controle social, por meio de uma gestão em saúde realizada de maneira a construir conjuntamente políticas de saúde que sejam capazes de enfrentar determinantes sociais e de promover a saúde de uma forma ampliada e justa”, diz.

A gestora apontou que, apesar das dificuldades, a saúde de Teresina vem registrando aumento dos indicadores de produção. “É claro que entendemos que precisamos melhorar nossos índices, mas ainda devo dizer que nosso maior orgulho é falar dos indicadores de qualidade: não temos registros em nenhum hospital de aumento de taxas de mortalidade ou de infecção hospitalar, não crescemos a média de permanência hospitalar, e conseguimos que o HUT e a Maternidade Wall Ferraz atingissem a classificação de alta conformidade no que diz respeito às práticas de segurança do paciente”, conta Clara Leal.

Este ano, a temática das conferências de saúde é "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia”.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5128/presidente-da-fms-participa-da-etapa-macrorregional-das-conferencias-de-saude