HOSPITAIS

Hospital do Monte Castelo aprimora sistema de abastecimento de ar medicinal para seus pacientes

A Fundação Municipal de Saúde está instalando no Hospital do Monte Castelo um novo sistema de ar medicinal sintético. O novo sistema vai ampliar o abastecimento dos gases medicinais necessários para os pacientes da unidade de saúde, melhorando o atendimento à população.

Este sistema possibilita a mistura de dois gases puros, o Oxigênio Líquido e o Nitrogênio Líquido, gerando um gás isento de umidade e impurezas. Segundo Sara Carvalho, gerente de Engenharia e Arquitetura da FMS, o tanque específico já está instalado e a empresa responsável inicia o abastecimento esta semana. “Este sistema aumenta a segurança dos pacientes, pois os tanques instalados nas unidades hospitalares têm uma autonomia maior, sem a necessidade de ficar substituindo os cilindros, como era feito anteriormente”, explica.

Outro aspecto importante para um estabelecimento assistencial de saúde, como pontua Sara Carvalho, é que este processo transfere para o fornecedor a responsabilidade da manutenção do sistema de geração, liberando a equipe de manutenção para atividades mais específicas. “O sistema de ar medicinal sintético já é utilizado no HUT e na Maternidade Wall Ferraz (Ciamca), e será implementado nas unidades Buenos Aires e Satélite em breve”, informa a gerente.

Além de apresentar uma pureza adequada ao consumo humano, o uso de ar medicinal sintetizado a partir de misturadores preserva os equipamentos pneumáticos / eletrônicos (CC e UTI) aumentando a vida útil dos mesmos e reduzindo custos com manutenção, ao possibilitar a garantia de fornecimento contínuo com máxima segurança, conforme normas RDC 50 ANVISA e ABNT NBR 12.188.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5116/hospital-do-monte-castelo-aprimora-sistema-de-abastecimento-de-ar-medicinal-para-seus-pacientes