SAÚDE MENTAL

Profissionais do Provida passam por capacitação em saúde mental

O objetivo é aprimorar o atendimento prestado pelo serviço.

Profissionais do Provida passam por capacitação em saúde mental
Fonte: FMS

A Gerencia de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou hoje (20) uma qualificação em prevenção e posvenção do suicídio voltada equipe do Ambulatório Provida. O objetivo é aprimorar o atendimento prestado pelo serviço.

A qualificação foi ministrada pela Gerente de Saúde Mental, Psicóloga e Especialista na área Laryssa Carvalho. Na qualificação estiveram presentes toda a equipe do Provida – responsável, médicas, psicólogos e auxiliares administrativas que recepcionam os usuários do Serviço.

O ambulatório Provida atende pessoas com ideação suicida que buscam atendimento de forma espontânea com psiquiatra e psicólogo como forma de intervir emergencialmente, a curto prazo, a ideação suicida. O serviço funciona na Rua Álvaro Mendes, 1557, Centro e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A modalidade de tratamento adotada pelo Provida é o de psicoterapia de crise, que consiste numa intervenção emergencial de curto prazo, com duração média de seis a oito semanas, com objetivo de reduzir a perturbação mental e, consequentemente, o risco de suicídio, requerendo um atendimento especializado.

“As pessoas podem buscar atendimento de forma espontânea com psiquiatra e psicólogo como forma de intervir emergencialmente, a curto prazo, a ideação suicida”, explica Laryssa Carvalho. “O atendimento tem continuidade com encaminhamento para o serviço mais adequado que pode ser na rede de saúde mental por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) conforme as necessidades do paciente e de suporte aos familiares do paciente”, diz.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5111/profissionais-do-provida-passam-por-capacitacao-em-saude-mental