MUTIRÃO

Lineu Araújo promove mutirão de avaliação de doenças pulmonares

Lineu Araújo promove mutirão de avaliação de doenças pulmonares
Fonte: Ascom FMS

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA) está promovendo um mutirão de realização de exames de espirometria, que visa diagnosticar e avaliar doenças pulmonares. A intensificação foi possível graças à parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Associação Piauiense de Pneumologia.

O mutirão segue por três dias realizando uma média de 20 exames por dia, e o objetivo é que ocorra todos os meses, de forma a reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). “A espirometria é um exame importantíssimo para doenças pulmonares, pois ele dá o diagnóstico e também serve para acompanhamento de diversas doenças. Por isso, temos uma demanda muito grande desse exame e o mutirão vem para sanar este problema”, explica o pneumologista Braulio Dyego.

Um desses pacientes é Roseli Alves, que esteve no CISLA na manhã de hoje (19) para realizar o seu exame. Asmática, a paciente conta que faz tratamento pelo SUS há 15 anos e realiza o exame de espirometria regularmente. “Estou muito feliz porque já estou na fila de espera há algum tempo, e a oportunidade chegou antes do que eu imaginava”, comentou ela.

O diretor do CISLA, Francisco Cavalcante, celebra a parceria com a Associação Piauiense de Pneumologia e os benefícios trazidos para a população. “Assim, poderemos beneficiar não apenas os pacientes do Lineu Araújo, como de toda a rede de saúde. Procuramos a cada dia oferecer mais e melhor atendimento para os usuários do SUS”, afirma.

Espirometria é um exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz (análise dos fluxos). Sendo um exame rotineiro na pneumologia, dura cerca de meia hora, realizado para avaliar se existe alguma anormalidade na ventilação pulmonar, triando e quantificando a presença de doenças pulmonares restritivas e obstrutivas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5108/lineu-araujo-promove-mutirao-de-avaliacao-de-doencas-pulmonares