COE

COE registra aumento de casos covid e alerta para a importância da vacinação

Reforça também à população a indicação de atualização do esquema vacinal e medidas de prevenção

COE registra aumento de casos covid e alerta para a importância da vacinação

Os dados da COVID-19 em Teresina referentes à 15ª semana epidemiológica de 2023 (09 a 15 de abril) indicam aumento recente na demanda por testes rápidos em 74% e na positividade dos testes para a doença de zero para 12% em relação à semana anterior. Os dados são do boletim epidemiológico do Comitê de Operações Emergenciais (COE) de Teresina.

Os dados apontam o aumento nas hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em 64%. Conforme o COE não são registrados óbitos decorrentes da infecção pelo SARS-CoV-2 em residentes em Teresina desde 16 de fevereiro deste ano.

A equipe do COE Teresina reforça a necessidade de notificação de casos e de resultados de exames laboratoriais às unidades de atendimento ambulatorial (consultórios, ambulatórios, farmácias, laboratórios) e hospitalar (rede pública e privada). Reforça também à população a indicação de atualização do esquema vacinal e de medidas não farmacológicas de proteção aos indivíduos mais vulneráveis, bem como àqueles com indicação de isolamento ou quarentena.

Além disso, recomenda a procura por atendimento médico ao surgimento de sintomas, visto que, atualmente, há disponibilidade de medicações antivirais específicas e necessidade de diagnóstico diferencial com outras infecções respiratórias ou mesmo com arboviroses (especialmente a dengue) que poderão demandar medidas terapêutica.

Fonte: Ascom FMS
Tags:
Covid arboviroses COE

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5106/coe-registra-aumento-de-casos-covid-e-alerta-para-a-importancia-da-vacinacao