VACINA GRIPE

FMS reduz idade da vacina da gripe para 80 anos

A vacina está disponível nas UBS e nos drive do Teresina Shopping e dos terminais do Parque Piauí e Buenos Aires

FMS reduz idade da vacina da gripe para 80 anos

Idosos com 80 anos e mais podem tomar a vacina contra a influenza (gripe) a partir desta quarta-feira (19). A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em um dos três pontos drive thru da capital: Teresina Shopping e terminais do Parque Piauí e Buenos Aires.

Esta semana o público infantil também já foi ampliado para crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que estão sendo vacinadas nas UBS, cujo funcionamento é de 8h às 12h e 13h às 17h. Outros grupos já contemplados são trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente, que podem tomar sua dose do imunizante no Teresina Shopping ou nos terminais das 9h às 17h.

No momento da vacinação é necessário apresentar um documento de identificação com foto que comprove a idade, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina. Trabalhadores da saúde devem apresentar ainda um documento que comprove a atividade em um serviço de saúde (declaração, contracheque) nos últimos três meses; as gestantes e puérperas devem apresentar seu cartão da gestante ou certidão de nascimento do bebê e as pessoas com deficiência permanente, um documento que comprove a condição de saúde.

Camila Oliveira, enfermeira do setor de vacinação da FMS, reforça que, na oportunidade, a população queVIDEO também têm direito à vacina bivalente contra a covid-19 pode tomar os dois imunizantes. “Existe uma mobilização nacional e a meta é vacinar 90% do grupo prioritário este ano, então pedimos que as pessoas desse grupo compareçam aos postos de vacinação. É comprovadamente seguro tomar as vacinas da gripe e covid na mesma oportunidade, por isso estamos aplicando ambas nos mesmos locais”, diz.

A influenza, mais conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.

Programação – Vacinação contra a gripe

17/04 a 20/04 (segunda a quinta)

Locais: Unidades Básicas de Saúde

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h

Público: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 80 anos e mais

17/04 a 20/04 (segunda a quinta)

Teresina Shopping, Terminal do Buenos Aires, Terminal do Parque Piauí

Horário: 9h às 17h

Público: Trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente, idosos com 80 anos e mais.

Fonte: Ascom FMS
gripe vacina fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5105/fms-reduz-idade-da-vacina-da-gripe-para-80-anos