MUTIRÃO

Mutirão de catarata da FMS segue até domingo (16)

Mutirão de catarata da FMS segue até domingo (16)
Fonte: Ascom FMS

Iniciou-se hoje (13), no bairro Dirceu Arcoverde, mais uma etapa dos mutirões de catarata promovidos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O objetivo é realizar a triagem para posterior cirurgia dos usuários do SUS com mais de 60 anos portadores da doença.

O mutirão acontece até amanhã (14) na Praça dos Correios, no Bairro Dirceu II. A FMS promove ainda um segundo momento no sábado (15) e domingo (16), na UBS do bairro Parque Piauí, totalizando quatro dias de atendimento que beneficiará cerca de 2500 pessoas.

Estão sendo atendidos tanto pacientes que já estão na fila de espera do SUS quanto aqueles que vêm por demanda espontânea. Maycon Moreira, diretor de Regulação Controle Avaliação e Auditoria da FMS, explica a logística do atendimento. “Ao chegar no local do mutirão, o paciente passa por um cadastramento com a conferência dos documentos e é encaminhado para uma sala onde receberá o colírio para dilatação da pupila. Após o período recomendado, ele será chamado para os exames médicos e, por fim, é encaminhado para fazer o agendamento da cirurgia”, conta.

Um dos pacientes foi a pedagoga Zulmira Vieira, que esteve no mutirão para operar seus dois olhos. “Há muito tempo eu já vinha tentando e não conseguia cirurgia, até que chegou o momento e estou aqui muito feliz. Este mutirão é muito bom, porque ajuda muita gente que não tem condição”, comemora.

Já Raimunda Oliveira conta que soube do mutirão por meio das redes sociais, veio espontaneamente e já estava sendo atendida. “Pra mim vai ser muito proveitoso, dá pra ver que a demanda é muito grande e a população precisa. Estou grata por estar aqui, já estou com a documentação toda pronta, e creio que em alguns minutos serei chamada e poderei fazer minha cirurgia”, comenta.

"Com o mutirão de cataratas queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que poderão viver de forma mais segura com a recuperação da visão e zerar a fila de cirurgias de cataratas pelo SUS", comenta Maycon Moreira.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5096/mutirao-de-catarata-da-fms-segue-ate-domingo-16