AÇÕES COMBATE DENHUE

FMS realiza atividades educativas sobre dengue

Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros

FMS realiza atividades educativas sobre dengue

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está intensificando ações educativas no combate à dengue com palestras em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesta terça-feira a atividade aconteceu na UBS Santa Isabel e na segunda-feira na UBS Planalto Uruguai, zona Sudeste.

O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus. A coordenadora da Regional Leste, Célia Santiago, explica que tem planejamento de ações. “Temos um cronograma anual e nesse mês priorizamos a dengue e a partir do dia 17 iremos tratar sobre a hipertensão”, informa.

O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta acima de 38°C;

Dor no corpo e articulações;

Dor atrás dos olhos;

Mal estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo.

Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas e tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti. Medidas de proteção individual para evitar picadas de mosquitos devem ser adotadas por viajantes e residentes em áreas de transmissão. A proteção contra picadas de mosquito é necessária principalmente ao longo do dia, pois o Aedes aegypti pica principalmente durante o dia.

Fonte: Ascom FMS
ação combate dengue fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5082/fms-realiza-atividades-educativas-sobre-dengue