CONTROLE SOCIAL

X Conferência Municipal de Saúde aborda a busca por um amanhã melhor na saúde pública

Fonte: Ascom FMS

População, gestores e profissionais de saúde estão reunidos hoje (31), no Atlantic City, para a X Conferência Municipal de Saúde, que este ano tem como tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia”. O evento vem para elaborar propostas de melhoria para a saúde pública, que serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde e, posteriormente, para âmbito nacional.

O evento foi precedido por quatro Pré-conferências de saúde, que aconteceram no mês de março nas quatro zonas da capital. Além das propostas, serão eleitos delegados que participarão da etapa estadual do evento. A conferência está promovendo momentos com participação de agentes públicos, sociedade civil organizada e conselheiros de saúde, além da gestão que compõe o SUS.

“Estamos aqui representando as entidades que estão na luta por melhoria no atendimento no SUS”, relatou Maria Judite Teixeira, que representa a ACRONN Piauí, associação que luta pelos direitos de pessoas com doenças inflamatórias intestinais. “A gente quer melhoria para todos, em especial pelas pessoas com doença crônica, que precisam de atendimento multiprofissional”, lembrou a usuária.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Clara Leal, que esteve representando o prefeito de Teresina Doutor Pessoa, ressaltou as dificuldades enfrentadas pela gestão em saúde pública pós-pandemia, e a importância da parceria com o controle social para alcançar as melhorias desejadas. “Os reclames populares exigem o aprimoramento das ações de cuidado, da formação profissional e do controle social, por meio de uma gestão em saúde realizada de maneira a construir conjuntamente políticas de saúde que sejam capazes de enfrentar determinantes sociais e de promover a saúde de uma forma ampliada e crítica”, diz.

A gestora apontou que, apesar das dificuldades, a saúde de Teresina vem registrando aumento dos indicadores de produção. “É claro que entendemos que precisamos melhorar nossos índices, mas ainda devo dizer que nosso maior orgulho é falar dos indicadores de qualidade: não temos registros em nenhum hospital de aumento de taxas de mortalidade ou de infecção hospitalar, não crescemos a média de permanência hospitalar, e conseguimos que o HUT e a Maternidade Wall Ferraz atingissem a classificação de alta conformidade no que diz respeito às práticas de segurança do paciente”, conta Clara Leal.

O evento contou ainda com a participação do promotor Eny Pontes – que enalteceu o papel do controle social, desde o cidadão que luta diariamente por um serviço público de qualidade, até os órgãos oficiais – e do defensor público Igor Castelo Branco, que abordou a importância das articulações municipais para a manutenção da saúde pública de qualidade, e o papel do controle social nesse monitoramento.

A programação conta ainda com palestra abordando a temática principal e discussões sobre os eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5078/x-conferencia-municipal-de-saude-aborda-a-busca-por-um-amanha-melhor-na-saude-publica