TUBERCULOSE

Oficina sobre tuberculose vai capacitar agentes comunitários de saúde

A equipe vai produzir um vídeo lúdico e educativo para auxiliar nas ações de promoção em saúde

Oficina sobre tuberculose vai capacitar agentes comunitários de saúde

Está sendo realizada Oficina de Capacitação e Fortalecimento das Ações de Controle da Tuberculose para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de UBS da Regional Norte. A atividade teve início na segunda-feira (27) e prossegue até quarta-feira (29) com coordenação da Equipe 6 do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), no auditório da UBS Santa Maria da Codipi. No primeiro dia teve a participação da pneumologista e membro do programa de Tuberculose da FMS, Tatiana Nunes.

Ao final da capacitação a equipe vai produzir um vídeo lúdico e educativo para auxiliar nas ações de promoção em saúde, disseminação de informações e redução de preconceito em relação à Tuberculose.

Enfermeira Livia Mello, da equipe da UBS Santa Maria do Codipi, ressalta que a capacitação tem o objetivo de sensibilizar e capacitar os ACS. “Estamos nesse processo de capacitação com atualização e informações para a busca ativa dos pacientes sintomáticos respiratórios na comunidade, com encaminhamento para consulta de avaliação na UBS e realização de exame para diagnóstico precoce”, destaca.

As atividades da Equipe para o Controle da Tuberculose continuam durante esta semana com a realização de mobilização social e ações de educação em saúde na sala de espera dos atendimentos da equipe no turno da tarde.

Fonte: Ascom FMS
codipi tuberculose ubs fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5067/oficina-sobre-tuberculose-vai-capacitar-agentes-comunitarios-de-saude