VACINAÇÃO

Idosos de 60 anos e mais podem receber a vacina bivalente a partir de segunda (27)

A vacina está disponível nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, além do Teresina Shopping (Edifício Garagem G1), que funcionam de segunda a sexta das 9h às 17h.

Fonte: Ascom FMS

Na próxima segunda-feira (27) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reduz mais uma vez a idade mínima para receber a vacina bivalente, que protege também contra a variante ômicron do vírus da covid-19. A partir deste dia, pessoas a partir dos 60 anos de idade já terão direito a receber sua dose do imunizante.

Além dos idosos, pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos de idade já têm direito à vacina. Ela está disponível nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, além do Teresina Shopping (Edifício Garagem G1), que funcionam de segunda a sexta das 9h às 17h.

A coordenadora da campanha de vacinação, Emanuelle Dias, chama atenção para os documentos que devem ser apresentados no momento da vacinação: documento de identificação com foto e cartão de vacina. “As pessoas imunocomprometidas devem apresentar ainda um documento atestando sua condição”, informa ela.

Além da vacina bivalente, o Teresina shopping também está recebendo todos os públicos em qualquer etapa da vacina monovalente, a partir dos 6 meses de idade. O posto fica no edifício garagem estacionamento G3, e funcionará de segunda (27) a sexta-feira (31), das 9h às 17h.

O público de 12 anos e mais, que estão em outras etapas da campanha, podem ainda tomar a vacina na terça (28) e quinta-feira (30) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “A exceção são os pacientes que vão tomar a segunda dose de coronavac, que devido à baixa quantidade está disponível apenas no Teresina Shopping”, esclarece Emanuelle Dias.

Também nas terças e quintas, as UBS do Buenos Aires, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Parque Poti, Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel, Renascença e Alto da Ressurreição estarão aplicando primeira, segunda dose e reforço para crianças de 5 a 11 anos.

Segunda (27), quarta (29) e sexta (30), os bebês de 6 meses a menores de 3 anos, além das crianças de 3 e 4 anos que vão tomar dose de reforço, podem às UBS Planalto Uruguai, Redonda, Betinho, Cristo Rei, Poti Velho, Monte Verde, Nossa Senhora da Guia, Memorare, São Pedro e Santa Isabel. O horário de funcionamento do shopping é das 9h às 17h, já as UBS funcionam das 8h às 12h e 13h às 17h.

Além disso, na segunda-feira (27), às 17h, a FMS abre ainda novas vagas de agendamento de primeira dose para bebês de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para marcar a vacinação, basta acessar o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ .

Programação vacinação – 27 a 31 de março

27/03 a 31/03 - Segunda a sexta-feira - 9h às 17h

Drive thru: Teresina Shopping (Edifício garagem G1), Terminal Buenos Aires, Terminal Parque Piauí

- Reforço Vacina Bivalente: 60 anos e mais;

- Vacina Bivalente: Imunocomprometidos 12 anos e mais

27/03 a 31/03 - Segunda a sexta-feira - 9h às 17h

Teresina Shopping (Edifício Garagem G3)

- 1ª dose crianças de 6 meses a 11 anos

- 2ª dose crianças de 6 meses a 11 anos

- 3ª dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos

- Reforço crianças 3 a 11 anos

- 1ª dose 12 anos e mais

- 2ª dose com a vacina respectiva da primeira dose aplicada (12 anos ou mais);

- 1º Reforço (12 anos ou mais)

- 2º Reforço (18 anos ou mais)

- 3º Reforço (para vacinados com a Janssen no primeiro esquema primário - dose única)

28/03 e 30/03 - Terça e Quinta - 8h às 12h e 13h às 17h

Todas as UBS

- 1ª dose 12 anos e mais

- 2ª dose com a vacina respectiva da primeira dose aplicada (12 anos ou mais) - EXCETO CORONAVAC;

- 1º Reforço (12 anos ou mais)

- 2º Reforço (18 anos ou mais)

28/03 e 30/03 - Terça e Quinta - 8h às 12h e 13h às 17h

UBS Buenos Aires, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite e UBS Parque Poti, UBS Parque Piauí, UBS Porto Alegre, UBS Santa Maria da Codipi, UBS Santa Isabel, UBS Renascença, UBS Alto da Ressurreição