MUTIRÃO

FMS inicia consultas para mutirão da catarata

FMS inicia consultas para mutirão da catarata

Começou hoje (24) o mutirão de consultas de triagem para cirurgia de catarata da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A ação está acontecendo no Hospital do Buenos Aires e segue durante todo o fim de semana, se encerrando na segunda-feira (27).

A estimativa é de que cerca de 2.500 pessoas com indicação para cirurgia de catarata sejam atendidas durante os quatro dias de mutirão. Neste primeiro momento, os pacientes estão passando por consultas médicas e agendamento de exames complementares. "Todas as pessoas que passarem pelo mutirão terão direito a consultas, exames e a cirurgia, que serão todas custeadas pelo SUS”, informa Maycon Moreira, diretor de Regulação Controle Avaliação e Auditoria da FMS.

É o caso de Deusimar Santos, que já fez a cirurgia em um dos olhos e agora vai fazer o procedimento no outro. “Estou muito feliz, porque estou muito bem deste olho e agora quero ficar bem do outro”, disse. Edimilson Barbosa também estava no mutirão e espera melhorar o problema de visão turva. “Até para dirigir está ruim, mas acredito que quando fizer a cirurgia vou melhorar”, comenta.

Os critérios de acesso ao mutirão são: ser morador do município de Teresina, idade a partir de 60 anos e indicação para cirurgia de catarata. O mutirão atende tanto os pacientes que já estão na fila de espera do SUS para cirurgia de catarata, quanto por demanda espontânea. No momento da consulta, os pacientes devem levar o cartão do SUS, cartão de vacina, CPF, RG e comprovante de residência.

O diretor do Hospital do Buenos Aires, Atêncio Queiroga, comenta que a catarata é uma das principais doenças que acometem pessoas acima de 60 anos de idade. “A catarata é uma doença degenerativa progressiva crônica, que afeta os idosos diminuindo assim a sua qualidade de vida. Por isso é importante que os usuários que estão na fila de espera, que tenham algum problema oftalmológico avaliado previamente e que foram contatados pela FMS compareçam aqui ao hospital”, convida o diretor.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5058/fms-inicia-consultas-para-mutirao-da-catarata