TUBERCULOSE

UBS da Regional Sul realizam atividades sobre tuberculose

Objetivo é sensibilizar, informar a comunidade e profissionais de saúde sobre a doença

UBS da Regional Sul realizam atividades sobre tuberculose

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza ações educativas sobre a tuberculose  desde o dia 20 e segue até  24 deste mês durante a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose. As ações acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é sensibilizar, informar a comunidade, profissionais de saúde, busca de sintomático respiratório, orientar sobre a realização de exames, diagnóstico e sobre o tratamento da doença.

A gerente da Regional Sul da FMS, Midian Viana, fala sobre a tuberculose. “A melhor prevenção é a vacina. Um terço da população mundial está infectada e apresenta risco de desenvolver a doença.  As pessoas devem estar atentas aos sintomas que são tosse com sangue, rouquidão, magreza excessiva e fraqueza. Uma pessoa com esses sintomas deve procurar uma UBS perto de casa”, alerta.

Programação da Regional Sul

*UBS Lourival Parente

23/03 - Às 8h - Roda de conversa sobre tuberculose com estagiários de curso técnico de enfermagem.

29/03 - Às 8h – Roda de conversa sobre tuberculose com acadêmicos de medicina.

* UBS Maria de Jesus Carvalho (bairro Porto Alegre)

24/03 - Às 8h - Atividade educativa sobre busca ativa e avaliação da população quanto à prevenção, sintomas e tratamento da tuberculose.

*UBS Vermelha

23 e 24/ 03 - Manhã e tarde - Informações sobre tuberculose em sala de espera com agentes comunitários de saúde.

Fonte: Ascom FMS
sul regional ubs tuberculose fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5054/ubs-da-regional-sul-realizam-atividades-sobre-tuberculose