TUBERCULOSE

UBS da Regional Sudeste realizam ações na Semana Nacional de Mobilização contra a Tuberculose

Paciente deve procurar UBS se tiver sintomas de tuberculose

Tiveram início nesta segunda-feira (20) as atividades da Fundação Municipal de Saúde (FMS) sobre a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Regional Sudeste de Teresina.

A gerente da Regional Sudeste da FMS, Raniele Galvão, destaca que as atividades são educativas e de busca de pessoas sintomáticas. “Com essas ações iremos fortalecer a rede de diagnóstico laboratorial e ampliar a realização de basciloscopia, cultura e teste de sensibilidade nos casos suspeitos.  É importante a busca dos serviços caso o usuário apresente tosse persistente por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento e febre baixa, que é mais comum no final da tarde”, diz.

Programação das UBS da Regional Sudeste

*UBS Parque Flamboyant

20/03 - Manhã a partir das 8h

Abertura da semana e palestra na sala de espera da UBS sobre tuberculose.

Tarde - Distribuição de folder sobre a temática e busca ativa de sintomáticos respiratórios na micro-área.

21/03 - Distribuição de folder e brinde sobre a temática.

22/03 - Roda de conversa para público presente na UBS com participação de estagiários da UFPI.

24/03 - Encerramento da semana da tuberculose com lanche coletivo e palestras na sala de espera da UBS.

*UBS Dirceu I (Quadra 77)

20 a 23/03 – Manhã - Busca ativa dos agentes comunitárias de saúde à pacientes sintomáticos.

24/03 - Roda de conversa com o público no mercado do Dirceu I.

*UBS N. S. da Guia (Tancredo Neves)

20 a 22/03 – Manhã - Mobilização dos agentes comunitários de saúde com busca ativa em casos de tuberculose e informação ao evento que será realizado na praça do Tancredo Neves para informações e atendimento.

23/03- Das 8h às 10h30. Evento na praça do Tancredo Neves com distribuição de panfletos e avaliação de casos suspeitos, consultas e solicitação de exames para casos suspeitos.

*UBS Dr. Helvídio Ferraz (Todos os Santos)

20 a 24/03 – Manhã - Conversa sobre tuberculose com pacientes na sala de espera com entrega de folders. Reforço junto aos agentes comunitários de saúde sobre a importância da busca ativa de casos de tuberculose e facilitação do acesso as consultas dos pacientes sintomáticos respiratórios.

*UBS Dr. Gil Martins (Usina Santana)

20/03- Manhã - Roda de conversa, distribuição de folder e cartazes sobre o tema, árvore de saúde.

21/03- Intensificação de busca ativa dos casos sintomáticos em conjunto com os agentes comunitários de saúde, atendimento dos sintomáticos, árvore de saúde.

22/03 - Rodas de conversa (orientação e capacitação de gestante quanto aos risco e especificidade de tuberculose durante a gestação e puerpério).

24/03 - Palestra multimídia, árvore de saúde, distribuição de folders e cartazes sobre o tema.

*UBS - Padre Mario Roche (Parque Esperança)

21/03 – Manhã -Roda de conversas com pacientes com relato sobre o preconceito e tratamento da tuberculose.

22/03 -  Palestra com vídeo e atendimento de paciente sintomáticos respiratórios.

23/03- Intensificação de busca ativa de casos de tuberculose e síndromes gripais com atendimento médico e odontológico.

24/03- Distribuição de folder e cartazes na comunidade.

*UBS Dr. Reginaldo M. Castro (Renascença)

22/03 - Manhã - Roda de conversa sobre o combate à tuberculose com distribuição de folder sobre o tema.

*UBS Dr. Pedro Moreira Sobrinho – Parque Poti

24/03-  Manhã - Palestra na UBS pelas equipes envolvidas, busca ativa pelos agentes comunitários de saúde de casos suspeitos na comunidade, entrega de panfletos para a população da área das equipes.

*UBS Novo Horizonte

20 a 24/03 – Manhã- Busca ativa na comunidade pelos agentes comunitários de saúde para detecção de casos suspeitos para atendimento e palestra na UBS.

*UBS Atalaia

20 a 24/03 – Manhã - Atividade árvore de saúde, busca ativa dos casos, palestras e cartazes sobre tuberculose, distribuição de folder na UBS e rodas de conversa com caminhoneiros.

*UBS Dr. Chagas Martins (Estaca Zero)

20 a 24/03 -  Manhã - Palestra sobre tuberculose na UBS.

*UBS Dr. Luiz Pires (Taboca do Pau Ferrado)

20 a 24/03 -  Manhã - Palestra sobre tuberculose, distribuição de panfletos e conversa com a população.

*UBS Alto da Ressurreição

20 a 24/03 -  Manhã - Roda de conversa com a população, distribuição de panfletos e palestra com profissionais.

*UBS Gurupi

20 a 24/03 – Manhã- Palestra sobre tuberculose, conscientização da população e busca ativa dos casos suspeitos.

*UBS Dr. Manoel Leôncio (Boquinha)

21/03 – Manhã - Panfletagem na UBS com palestra sobre tuberculose.

24/03 - Rodas de conversas na escola do povoado evidenciando os sintomas e o diagnóstico da doença.

*UBS Deus Quer

24/03 – Manhã - Peça teatral e atendimento assintomático fora da unidade.

*UBS Dr. Carlos Alberto Cordeiro (Dirceu I)

24/03 – Manhã - Intensificação da busca ativa de casos nas visitas domiciliares.

Distribuição de material educativo sobre tuberculose na sala de espera e nas visitas domiciliares.

*UBS Redonda

24/03- Manhã - Distribuição de panfletos e palestra sobre tuberculose na sala de espera.

Fonte: Ascom FMS
tuberculose fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5049/ubs-da-regional-sudeste-realizam-acoes-na-semana-nacional-de-mobilizacao-contra-a-tuberculose