CONTROLE SOCIAL

Zona Sul realiza quarta Pré-conferência de Saúde

Zona Sul realiza quarta Pré-conferência de Saúde
Fonte: Ascom FMS

Realizada hoje (17) no Centro Social Urbano (CSU) do  Parque Piauí a quarta Pré-Conferência de saúde com participação dos moradores da zona sul de Teresina. O Evento faz parte da preparação para a X Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 31 de março.

As Pré-conferências de Saúde foram organizadas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Conselho Municipal de Saúde (CMS) e tem como tema "Garantir direitos de defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia”. Nos encontros participaram  gestores, profissionais de saúde e comunidade para debater e elaborar propostas que serão apresentadas na Conferência Municipal, além de eleger delegados que irão representar os diversos setores participantes no evento.

A presidente do CSM, Acilinara Moura, explicou que o tema veio da crença na importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir um futuro melhor para todos, que devem lutar por ele. “O SUS é uma responsabilidade de cada um, porque nós somos todos usuários e precisamos trabalhar não só para garantir nossos direitos como também para defender o sistema. Devemos defender o SUS e trabalhar pensando em um SUS melhor para um amanhã melhor”, diz.

Clara Leal, presidente da FMS, reforçou a mensagem e a união entre controle social, profissionais de saúde e a gestão para superar as dificuldades trazidas pela pandemia de covid-19. “Vivemos muitas dificuldades, que são públicas, e o conselho tem nos ajudado trazendo essas situações em todos os locais de prestação de serviços. O controle social é princípio organizativo do SUS e por isso precisa ser valorizado, porque esse controle faz a interface entre a população e a gestão

Durante os quatros eventos, foram trabalhados também os eixos temáticos como: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5045/zona-sul-realiza-quarta-pre-conferencia-de-saude