VACINA BCG

Maternidades do município aplicam vacina BCG mediante agendamento

Maternidades do município aplicam vacina BCG mediante agendamento

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza a vacina BCG (contra a tuberculose) mediante agendamento. O procedimento pode ser por telefone ou pessoalmente nas salas de vacinas da Maternidade Wall Ferraz (Dirceu, zona Sudeste), Maternidade do bairro Satélite (zona Leste), do bairro Promorar (zona Sul) e do bairro Buenos Aires (zona Norte), nos turnos da manhã das 8h às 12h e a tarde das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Depois de agendada, a vacina é aplicada somente no turno da manhã de 8h às 12h, de segunda à sexta-feira. As crianças nascidas na própria maternidade também são agendadas, assim como pessoas que tem a indicação de receber a vacina.

Essa necessidade de agendamento é uma recomendação do Ministério da Saúde que reduziu o envio de doses e para evitar desperdício. A chefe do Núcleo de Acompanhamento e Monitoramento de Maternidades (NUAMM) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Mércia Cassandra, explica que cada frasco da vacina depois de aberto tem que ser usado em até seis horas. “ Não é possível aplicar o restante das doses após esse período o que provocava desperdício de doses”, diz.

A diretora da Maternidade do bairro Satélite, Luciana Silveira, destaca esse serviço com agendamento. “A forma de agendamento da vacina BCG é a melhor maneira de uso de todas as doses de um frasco e assim atender a demanda da população”, diz

A vacina BCG possui esquema de vacinação em dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Na rotina, a vacina é destinada a crianças na faixa etária de 0 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Locais e fones para agendamento

Maternidade Wall Ferraz /CIAMCA- bairro Dirceu

Praça dos Correios, 3625

(86) 3236 - 1968