INAUGURAÇÃO

População do Angelim recebe novo Polo de Academia da Saúde

População do Angelim recebe novo Polo de Academia da Saúde

A população do bairro Angelim, zona Sul, recebe amanhã (30), a partir de 8h, o novo Polo de Academia da Saúde Professor Marcos Venitius de Gomes de Sousa (Prof. Nico), que é um anexo da Unidade Básica de Saúde local dotado de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e vida saudável. 

“O grande objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população”, explica Luci Santiago, educadora física que compõe a Gerência de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

As Equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Francílio Ribeiro de Almeida, do bairro Angelim, já desenvolvem um trabalho de reeducação alimentar com um grupo de 20 pessoas que tem sobrepeso. As pessoas que fazem parte do grupo serão ainda mais beneficiadas com a entrega do Polo de Academia de Saúde. 

O grupo de pessoas com sobrepeso da UBS do Angelim é dividido em turmas. A equipe já está desenvolvendo ações com a segunda turma, que é formada por 20 pessoas. “Exercícios físicos acontecem sempre ao final dos encontros, orientados por educador físico. Com o Polo de Academia em Saúde esses exercícios serão ainda mais direcionados”, diz Fátima Sousa, diretora da Regional Sul de Saúde.

BEM VIVER

A FMS busca a melhoria de atendimento e acolhimento em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital e, durante a entrega do Polo de Academia, também haverá o lançamento do Projeto Bem Viver na UBS do Angelim. “Atendimento em saúde também inclui promover o bem-estar do paciente por meio de um acolhimento diferenciado, com atenção e conforto. Este acolhimento será intensificado com a implantação do Projeto Bem Viver, que é uma iniciativa para tornar a UBS mais acolhedora, tanto na estrutura física como na própria atenção prestada”, explica Francisco Pádua, presidente da FMS.   

O Projeto Bem Viver é um novo método de atendimento à população, baseado em tecnologia e gestão com o objetivo de agilizar a assistência aos usuários, tendo como prioridade a qualificação do acesso ao atendimento e viabilização de uma mudança de conceito de prevenção em saúde. Inicialmente ele foi implantado na UBS Mário Rocchi e será implantado no Angelim, mas o objetivo da FMS é estender pouco a pouco o serviço a todas as UBS do município.

As UBS contempladas pelo projeto contarão com estruturas como fraldário, brinquedoteca e playground para as crianças; ambientes climatizados, decorados com painéis, cadeiras mais confortáveis e uma maior segurança. O acesso à informação será priorizado com a designação de servidores para receber os usuários com orientações (no estilo dos “posso ajudar” encontrados em bancos e outros locais). Além disso, toda a equipe usará um uniforme diferente dos comumente encontrados nas outras UBS.

Tags:
Polo de Academia da Saúde Angelim

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/504/populacao-do-angelim-recebe-novo-polo-de-academia-da-saude