CAPACITAÇÃO

Assistentes sociais da FMS participaram de capacitação sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Fonte: FMS

Para orientar corretamente a população usuária do SUS um grupo de 45 assistentes sociais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participou do 2º Capacita Serviço Social da Atenção Básica nesta quarta-feira (15) sobre a importância do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O BPC é o benefício para pessoas com deficiência ou idosas inscritas no Cadastro Único que podem receber um salário mínimo mensal pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Os profissionais que participaram da capacitação são da Diretoria de Atenção Básica (DAB) e Diretora de Atenção Especializada – (DAE).

O objetivo foi atualizar os profissionais quanto à legislação para orientar pacientes, que podem ter direito a esse benefício, ao serem atendidos em hospitais, maternidades, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) e programas como o Provida.

A assistente social e técnica da Gerência de Ações Estratégicas da FMS, Ana Maria Oliveira, destaca que é necessário orientar a quem tem esse direito. “ Muitas mães de crianças com síndromes, pessoas portadoras de deficiência e idosos têm direito a esse benefício e o assistente social deve estar atualizado sobre a legislação e as formas de facilitar o acesso”, cita. Essa etapa da capacitação teve como facilitadora a assistente social do INSS Aurenice Frazão.

Em fevereiro passado aconteceu a primeira etapa da capacitação sobre benefícios eventuais, como o auxílio funeral, acesso a documentos básicos e passagem para pessoas de outros domicílios.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5037/assistentes-sociais-da-fms-participaram-de-capacitacao-sobre-beneficio-de-prestacao-continuada-bpc