TUBERCULOSE

FMS realiza busca ativa de casos de tuberculose nas UBS da Zona Norte

A programação de combate à tuberculose acontece em diversas UBS

FMS realiza busca ativa de casos de tuberculose nas UBS da Zona Norte

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza busca ativa para identificar casos de tuberculose na população através do trabalho dos agentes comunitários de saúde. Outras ações são atividades informativas sobre a doença nas Unidades Básicas de Saúde como parte do Dia Mundial de Combate à Tuberculose que é 24 de março.

A principal forma de transmissão da tuberculose é pelo ar, por meio de gotículas contendo bacilos que são liberados na atmosfera quando pessoas infectadas tossem, espirram ou cospem. Os principais sintomas decorrentes dessa doença são tosse seca, sudorese noturna, palidez, falta de apetite e rouquidão.

A programação de combate à tuberculose acontece em diversas UBS e a gerente da Regional Norte da FMS, Gardene Lacerda, destaca que objetivo é orientar as pessoas. “A finalidade é conscientizar e alertar sobre condições devastadoras que a Tuberculose pode causar, devemos realizar a busca ativa incessante de pacientes sintomáticos respiratórios e avaliação dos contatos. Aos que já estão diagnosticados, devemos acompanhar e incentivar a adesão do tratamento reforçando sempre que a cura é possível”, diz.

Programação Regional Norte
 *UBS Mariano Mendes (bairro Monte Verde)
16/03 -Atividade Educativa com o tema “Verdades e mentiras sobre tuberculose”
Local: Academia de saúde da UBS
22 e 24/03 -Atividade educativa: Tuberculose uma realidade em nossa comunidade, como prevenir e quando suspeitar

*UBS Jacinta Andrade
30/03- Palestra sobre como prevenir a tuberculose

*UBS Real Copagre
24 a 31/03 - Busca ativa na comunidade
31/03 -Atividade educativa na UBS sobre prevenção a tuberculose

*UBS Mocambinho
24/03 – Palestra Educativa sobre tubercuslose
24 a 31/03 - Busca ativa de sintomáticos respiratórios

*UBS Poty Velho
24 a 31/03 - Roda de conversa sobre tuberculose nas salas de espera e busca ativa de pacientes sintomáticos respiratórios nas consultas médicas, de enfermagem e nas visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde.
29/03 - Orientação sobre o exame de escarro na sala de espera

*UBS Parque Brasil
Até a 23/03 - Visitas domiciliares e busca ativa de casos e contatos

*UBS Adelino Matos (Vila São Francisco)
27/03 – Busca ativa na comunidade
30 e 31/03 -  Avaliação de casos e avaliação médica de sintomáticos

*UBS Parque Wall Ferraz
Até 31/03 -  Busca ativa na comunidade
24, 27 e 31/03 – palestra educativa

*UBS Santa Maria da Codipi

27, 28 e 29/03 pela manhã - Oficina para ACS da Equipe 06 e outras Equipes da Regional Norte da FMS.

27, 29 e 30/03 à tarde - Oficina para comunidade geral em sala de espera.

*UBS Bela Vista (zona rural)
24/03 - Ação educativa na sala de espera da UBS
27 e 28/03 - Realização de Busca Ativa de Sintomáticos
30 e 31/03- Roda de conversa com a comunidade sobre como prevenir a Tuberculose

*UBS Boa Hora (zona rural)
 29/03 - Palestra e busca ativa de pacientes para realização do exame de escarro.

Fonte: Ascom FMS
ubs tuberculose programação fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5036/fms-realiza-busca-ativa-de-casos-de-tuberculose-nas-ubs-da-zona-norte