CONSELHO DE SAÚDE

Terceira Pré-conferência de saúde acontece na zona Sudeste de Teresina

O evento é uma preparação para a X Conferência Municipal de Saúde, que ocorre no final deste mês

Terceira Pré-conferência de saúde acontece na zona Sudeste de Teresina
Fonte: Ascom FMS

Aconteceu na manhã de hoje (15) a terceira Pré-conferência Municipal de Saúde, no CRAS II da zona Sudeste.  Foi um momento de conversa entre a gestão, profissionais de saúde e comunidade, para a elaboração de propostas para a X Conferência Municipal de Saúde, que ocorre no final deste mês.

As Pré-Conferências de Saúde são promovidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS). Este ano, elas têm como tema "Garantir direitos de defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia” e, além da elaboração de propostas, têm por objetivo eleger delegados que irão representar os diversos setores participantes no evento.

Adalgisa Costa, liderança comunitária da zona Sudeste e membro do CMS, trouxe sua perspectiva de usuária do serviço para reforçar a união em busca de um sistema de saúde melhor e que contemple a todos. “Fazer a saúde acontecer é difícil, mas quando o povo se une nós conseguimos. Estamos aqui para somar, nos unir e fazer a saúde crescer, melhorar cada vez mais, não só de Teresina como também do Piauí”, comentou.

A superação de dificuldades também foi reforçada pela presidente da FMS, Clara Leal, que pontuou ainda o tamanho da rede de saúde municipal e os desafios relacionados. "Se a gente pensar em Teresina, podemos registrar que hoje temos 91 UBS, o que garante uma cobertura no que abrange a atenção primária de quase 100% da população. São poucas as capitais que conseguiram avançar nesse sentido. Além disso, nós temos 12 hospitais, todos funcionam 24 horas todos os dias da semana e são os únicos serviços de urgência porta de entrada abertos para a população existente em Teresina. Então nós precisamos valorizar isso e lutar cada dia pelo fortalecimento do sistema que é de todos”, disse a gestora.

A última pré-conferência acontece na próxima sexta-feira (17) e vai contemplar os usuários da zona Sul de Teresina. Será no Centro Social Urbano (CSU) - Av. Mal. Rondon, 137 - Parque Piauí. Já a X Conferência Municipal de Saúde ocorre no dia 31 de março.

Durante os eventos, serão trabalhados ainda eixos temáticos como: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5035/terceira-pre-conferencia-de-saude-acontece-na-zona-sudeste-de-teresina