COMBATE TUBERCULOSE

FMS vai realizar atividades pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Dia Mundial de Combate à Tuberculose é no dia 24 próximo

FMS vai realizar atividades pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar este mês ações de busca ativa e informativas sobre a tuberculose. As atividades são alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 próximo. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, com forte determinante social e importante problema de saúde pública.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão atividades de capacitação para agentes comunitários de saúde realizarem busca ativa para identificar possíveis casos da doença, realização de rodas de conversas nas salas de espera e avaliação de casos respiratórios encontrados na busca ativa.

Em Teresina os números do Programa de Combate à Tuberculose apontam que foram 251 novos casos em 2019, foram 237 no ano de 2020 e 272 em 2021. Os dados relativos à 2022 não foram informados porque fazem parte do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e o procedimento será encerrado em outubro de 2023.

Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil, em 2021, foram notificados 68.271 casos novos de tuberculose, o que equivale a um coeficiente de incidência (número de casos novos) de 32 casos por 100 mil habitantes, constatando-se um decréscimo em relação a 2020.

A pneumologista e membro do programa de Combate à Tuberculose da FMS, Tatiana Nunes, diz que a medicação para o tratamento é do SUS. “As medicações para tratamento da tuberculose só são distribuídas pelo SUS, seja paciente da rede pública ou privada e não está disponível para a venda em farmácias”, cita.

“O programa de Combate à Tuberculose atua no monitoramento e vigilância dos indicadores, realiza treinamentos e presta consultoria aos profissionais da Estratégia de Saúde da Família de Teresina”, diz a pneumologista.

Como ação relacionada à essa doença foi elaborado o Plano Municipal de Tuberculose. Atualmente está em fase de apresentação para diversos órgãos que têm relação com a saúde pública em Teresina e já foi apresentado para o Conselho Municipal de Saúde, CRAS, CREAS, Consultório na Rua, Serviço Social das Regionais e em breve será lançado para posterior aplicação no sistema de saúde.

Fonte: Ascom FMS
tuberculose dia fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5034/fms-vai-realizar-atividades-pelo-dia-mundial-de-combate-a-tuberculose