CONFERÊNCIA

Segunda Pré-conferência de Saúde aborda parceria para defesa do SUS em busca de um futuro melhor

O evento aconteceu hoje (10) no auditório da Defensoria Pública do Estado do Piauí.

Fonte: Ascom FMS

Em mais uma etapa de preparação para a X Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 31 de março, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram hoje (10) a segunda Pré-Conferência de saúde, desta vez contemplando a zona Leste de Teresina. O evento aconteceu no auditório da Defensoria Pública do Estado do Piauí.

As Pré-Conferências de Saúde têm como tema "Garantir direitos de defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia” e reúnem gestores, profissionais de saúde e comunidade para debater e elaborar propostas que serão apresentadas na Conferência Municipal, além de eleger delegados que irão representar os diversos setores participantes no evento.

A presidente do CSM, Acilinara Moura, explicou que o tema veio da crença na importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir um futuro melhor para todos, que devem lutar por ele. “O SUS é uma responsabilidade de cada um, porque nós somos todos usuários e precisamos trabalhar não só para garantir nossos direitos como também para defender o sistema. Remontamos aqui a pandemia: sem SUS, o que teria ocorrido? Por isso devemos defender o sus e trabalhar pensando num SUS melhor para um amanhã melhor”, diz.

Clara Leal, presidente da FMS, reforçou a mensagem e a união entre controle social, profissionais de saúde e a gestão para superar as dificuldades trazidas pela pandemia de covid-19. “Vivemos muitas dificuldades, que são públicas, e o conselho tem nos ajudado trazendo essas situações em todos os locais de prestação de serviços. O controle social é princípio organizativo do SUS e por isso precisa ser valorizado, porque esse controle faz a interface entre a população e a gestão. Quantas lideranças a gente recebe que nos trazem muitas situações que a gestão desconhecia? Quem está usando os serviços é que de fato conhece a realidade”, declarou a gestora.

As próximas pré-conferências acontecem nos dias 15 de março (a etapa da zona Sudeste que será realizada no CRAS II - Rua Breno T. de Carvalho, 2539 - Dirceu I) e 17/03 (com representantes da zona Sul, no Centro Social Urbano (CSU) - Av. Mal. Rondon, 137 - Parque Piauí).

Durante os eventos, serão trabalhados ainda eixos temáticos como: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5033/segunda-pre-conferencia-de-saude-aborda-parceria-para-defesa-do-sus-em-busca-de-um-futuro-melhor