UBS

UBS de Teresina realizaram mais de 75 mil consultas médicas e de enfermagem em fevereiro

Teresina mantém 91 UBS em todos os bairros da cidade

UBS de Teresina realizaram mais de 75 mil consultas médicas e de enfermagem em fevereiro

No mês de fevereiro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina realizaram mais de 75 mil consultas médicas e de enfermagem. A capital mantém 91 UBS em todos os bairros da cidade, que são geridas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da Diretoria de Atenção Básica (DAB).

Nestas UBS, atendem um total de 263 equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), cada uma composta por médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde (ACS). “Os profissionais são, em sua maioria, especialistas em medicina de família e comunidade. Realizam atendimentos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres”, esclarece Nádia Spíndola, diretora de Atenção Básica da FMS.
 
Já os agentes comunitários de saúde têm por função manter o vínculo entre os profissionais e a comunidade por meio de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças em domicílios e coletividades, além do foco nas atividades educativas em saúde. Somente no último mês, mais de 146.200 visitas foram realizadas por estes agentes.

Ressalta-se que grande parte das UBS possuem também Equipes de Saúde Bucal, compostas por cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, que além de atendimentos odontológicos, são responsáveis por atividades de educação e prevenção de saúde bucal junto à comunidade. Essas equipes registraram mais de 11.580 atendimentos.

No mesmo período, tais equipes realizaram mais de 560 atividades coletivas e mais de 97 mil procedimentos individuais, como curativos, coleta de material para exames, testes rápidos, dentre outros.
As UBS também ofertam ações de imunização por meio das salas de vacina auxiliando no cumprimento  do calendário vacinal de rotina e campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde. Foram mais de  47 mil doses de vacinas aplicadas no período.

As UBS são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para atenção especializada.

Fonte: Ascom FMS
Tags:
atendimento ubs fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5031/ubs-de-teresina-realizaram-mais-de-75-mil-consultas-medicas-e-de-enfermagem-em-fevereiro