CÃES

FMS inicia encoleiramento de cães no bairro Angelim

A próxima etapa será no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte.

FMS inicia encoleiramento de cães no bairro Angelim

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) deu início hoje (8) ao trabalho de encoleiramento e coleta de sangue de cães para pesquisa de leishmaniose (calazar), no bairro Angelim, zona Sul de Teresina. A próxima etapa será no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte.

A coleira é impregnada por deltametrina a 4%, princípio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde. O trabalho é desenvolvido nas residências pela equipe técnica do Núcleo de Controle de Raiva, Leishmaniose e outras zoonoses (NUCRLOZ) da Gerência de Zoonoses.

O gerente do NUCRLOZ, Marlon de Araújo Castelo Branco, informa sobre esse trabalho. “Já foram coletadas 18.672 amostras de sangue de cães que fazem parte dessa ação. Após o término desse ciclo nos bairros Angelim e Santa Maria da Codipi serão selecionadas novas áreas de trabalho, tendo como base os critérios definidos na nota técnica do Ministério da Saúde”, esclarece.

Essa ação atende a uma determinação do Ministério da Saúde iniciada no mês de dezembro de 2021 como uma nova estratégia para controle da leishmaniose visceral que consiste na técnica com uso de coleiras impregnadas com inseticida, às quais em contato com a pele, promove uma lenta liberação do princípio ativo (deltametrina 4%) repelindo a aproximação do vetor de transmissão da doença.

Fonte: Ascom FMS
encoleiramento fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5024/fms-inicia-encoleiramento-de-caes-no-bairro-angelim