CONSELHO DE SAÚDE

Profissionais, gestão e comunidade se reúnem em Pré-Conferência de saúde na zona Norte

Aconteceu na manhã de hoje (08), no Centro de Formação Antonino Freire, a primeira Pré-Conferência de Saúde, que reuniu os representantes da gestão, dos profissionais e da população da zona Norte. O encontro é uma das etapas de preparação para a X Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 31 de março.

Com o tema "Garantir direitos de defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia”, as pré-conferências de saúde visam debater e elaborar propostas que serão apresentadas na Conferência Municipal, além de eleger delegados que irão representar os diversos setores participantes no evento.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Clara Leal, ressaltou a importância do controle social exercido pelo Conselho Municipal de Saúde (CSM), que participa e contribui na condução de políticas públicas. “São pessoas voluntárias que dedicam seu tempo em prol do coletivo, para que tenha garantia de atendimento, pois quem usa o sistema é quem sabe das fragilidades maiores. O controle social é a maior força de fortalecimento do sus neste Brasil, e faz a interface entre a comunidade e a gestão”, disse a gestora.

A equipe do Consultório na Rua da FMS também esteve presente no evento, trazendo a temática da Invisibilidade e garantia de direitos da população de rua em Teresina. A equipe faz um atendimento itinerante por toda a cidade, onde são levados serviços de saúde aos moradores de rua na área de atenção básica, além dos encaminhamentos quando necessário, tanto para os setores de urgência como para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Durante os eventos, serão trabalhados ainda eixos temáticos como: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”. A presidente do Conselho de Municipal de Saúde (CSM), Acilinara Moura, explicou que o tema deste ano traz uma mensagem de esperança para que todos sejam melhores, em uma união entre controle social, profissionais de saúde e a gestão para superar as dificuldades trazidas pela pandemia de covid-19.

As próximas pré-conferências acontecem nos dias 10 de março (com a zona Leste, Defensoria Pública - Rua Nogueira Tapety, 138 - Noivos), 15/03 (a etapa da zona Sudeste que será realizada no CRAS II - Rua Breno T. de Carvalho, 2539 - Dirceu I) e 17/03 (com representantes da zona Sul, no Centro Social Urbano (CSU) - Av. Mal. Rondon, 137 - Parque Piauí).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5023/profissionais-gestao-e-comunidade-se-reunem-em-pre-conferencia-de-saude-na-zona-norte