TREINAMENTO

FMS lança protocolo de encaminhamento de pacientes com câncer em treinamento com mais de 200 médicos

Treinamento também é sobre arboviroses e subespecialidades no Lineu Araújo

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) lança nesta terça-feira (7) o primeiro protocolo de encaminhamento oncológico durante treinamento com cerca de 236 médicos que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da FMS.  O treinamento além de tratar do protocolo também é sobre arboviroses (dengue, zica e chikungunya) e o fluxograma das especialidades do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA). A atividade acontece no Centro de Formação Odilon Nunes, zona Norte, pela manhã e à tarde até as 16h .

O médico da Diretoria de Atenção Básica da FMS, Bruno Noah, diz que a capacitação vai refletir no atendimento à população. “Sobre as arboviroses está sendo abordado o que existe de mais novo em epidemiologia com diagnóstico e tratamento.  Em relação ao protocolo de oncologia é extremamente importante para facilitar o encaminhamento a partir dos postos de saúde para a rede de atendimento especializada com diminuição do tempo e sobre o Centro Integrado Lineu Araújo a abordagem é com enfoque para os ambulatórios de subespecialidades o que vai facilitar os encaminhamentos pelos profissionais para melhorar o acesso da população nesses atendimentos especializados e as perdas de consultas”, explica.

Para a médica da FMS, Sávia Normando, o protocolo vai orientar as ações dos profissionais para atendimento mais ágil. “Aqueles pacientes que precisam de diagnóstico e tratamento de câncer e são atendidos pela rede municipal de saúde na atenção básica precisam cada vez mais chegar mais precoce, mais ágil, mais objetiva na atenção terciária para o tratamento e diagnóstico de câncer”, ressalta a médica, enfatizando que cerca de 90% com patologia de câncer é atendida pelo SUS.

Fonte: Ascom FMS
medicos treinamento oncologia protocolo fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5020/fms-lanca-protocolo-de-encaminhamento-de-pacientes-com-cancer-em-treinamento-com-mais-de-200-medicos