FAXINA 20 DE AGOSTO

Ações de prevenção contra o Aedes aegypti continuam aos sábados

Uma das principais ações contra o mosquito é a conscientização da população sobre o seu papel de eliminar locais nos quais o Aedes aegypti pode se reproduzir, como vasos de plantas, lixo, entulhos abandonados, por isso, a Operação Faxina nos Bairros continua a chamar a atenção para importância da limpeza da cidade.

Amanhã, 20 de agosto, acontecerá a 33ª edição da Faxina nos Bairros, na Vila Bandeirante I, II e III. A operação de limpeza da Prefeitura é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU).

“Nós, durante toda a semana, fazemos um trabalho educativo junto à população de onde irá acontecer a atividade de limpeza. Todos são chamados a fazerem uma limpeza em seus quintais e retirarem objetos que possam acumular água das chuvas. Nesse período sem chuvas esse trabalho é fundamental para que, quando iniciar o período chuvoso, não tenhamos materiais que acumulem água nas residências diminuindo assim a eclosão dos ovos do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya”, enfatiza Francisco Pádua, presidente da FMS.

O quadrante que envolve a Avenida Dom Bosco, Avenida Zequinha Freire, Rua Adeilândia, Rua Apolo XI da Vila Bandeirante será limpo e os entulhos das residências que forem colocados nas calçadas serão recolhidos. Em 32 edições da Faxina nos Bairros foram retirados da capital o total de 4.166 toneladas de lixo.

A dengue, a zika e a chikungunya são três doenças que circulam no Brasil transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti. Todas elas têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. “Se o paciente começar a ter qualquer um desses sintomas, ele primeiro deve evitar o uso de medicação sem indicação médica, principalmente para baixar a febre, deve reforçar o consumo de líquidos e procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS)”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Faxina nos Bairros fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/502/acoes-de-prevencao-contra-o-aedes-aegypti-continuam-aos-sabados