COMUNIDADE

FMS e conselho de saúde dão início às pré-conferências de saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Conselho Municipal de Saúde promovem a partir de quarta-feira (08) as pré-conferências de saúde, que reúnem gestores e comunidade em debates sobre a saúde local. Divididos em quatro encontros, um em cada zona da cidade, o objetivo é debater e elaborar propostas para a saúde municipal.

As pré-conferências vêm como uma preparação para a X Conferência Municipal de Saúde, que acontece este ano, e terão como tema central "Garantir direitos de defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia". A primeira delas acontece na próxima quarta (08), das 08h às 12h, no Centro de Formação Antonino Freire, Universidade Estadual do Piauí - Praça Firmina Sobreira, s/n – Matinha.

Durante os eventos, serão trabalhados eixos temáticos como: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”. Serão escolhidos ainda representantes dos usuários, dos trabalhadores de saúde e da gestão, para serem delegados na X Conferência Municipal de Saúde.

As próximas pré-conferências acontecem nos dias 10 de março (com a zona Leste, Defensoria Pública - Rua Nogueira Tapety, 138 - Noivos), 15/03 (a etapa da zona Sudeste que será realizada no CRAS II - Rua Breno T. de Carvalho, 2539 - Dirceu I) e 17/03 (com representantes da zona Sul, no Centro Social Urbano (CSU) - Av. Mal. Rondon, 137 - Parque Piauí).

“A Conferência Municipal de Saúde tem o intuito de contribuir com a construção de um espaço democrático de discussão e de articulação em torno de propostas organizativas em torno das prioridades na Política de Saúde para os próximos quatro anos, de forma organizada e planejada”, comenta Clara Leal, presidente da FMS. Ela acrescenta que as discussões serão levadas ainda à Conferência Nacional de Saúde, que acontece este ano.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5017/fms-e-conselho-de-saude-dao-inicio-as-pre-conferencias-de-saude