CAPACITAÇÃO

FMS capacita gestores de hospitais sobre comunicação de eventos adversos

É um direito do paciente ter acesso às informações sobre seu estado de saúde, tratamento, esclarecimento de possíveis riscos e informações de eventos adversos

FMS capacita gestores de hospitais sobre comunicação de eventos adversos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou capacitação nesta sexta-feira (3) com gestores de hospitais sobre Protocolo de Comunicação de Eventos Adversos aos Familiares dos Pacientes. O objetivo foi proporcionar informação e reflexão nos serviços para os pacientes nas ações de segurança, clareza sobre o cuidado prestado e também quando necessário aos familiares em casos de eventos adversos, que são incidentes que causam danos.

É um direito do paciente ter acesso às informações sobre seu estado de saúde, tratamento, esclarecimento de possíveis riscos e em caso de eventos adversos deve ser estendido aos familiares.  A capacitação foi coordenada pela enfermeira Susane Castro, doutora em políticas públicas e especialista em segurança da saúde. Ela destaca sobre esse tipo de comunicação. “A verdade tem que ser informada, ter o reconhecimento da organização, pedido de desculpa pelo ocorrido, serem verificadas as etapas do que ocorreu, do que será feito em relação ao fato e quais medidas adotadas para evitar a ocorrência de eventos similares”, diz.

Jaianna Farias, da Área Técnica de Segurança do Paciente da FMS, diz que podem ocorrer eventos adversos durante qualquer procedimento, tratamento ou assistência ao paciente dentro de instituições de saúde. “Precisamos trabalhar para minimizar essas possibilidades, com a criação de protocolos, treinamentos, rodas de conversas e reuniões para discutir melhorias de maneira rotineira”, diz.

Fonte: Ascom FMS
Tags:
adversos eventos capacitação fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5014/fms-capacita-gestores-de-hospitais-sobre-comunicacao-de-eventos-adversos