REVELANDO TERESINA

Galeria do Inconsciente recebe exposição fotográfica de usuários do CAPS

A abertura será às 18h, e as fotos estarão expostas no local até o dia 18 de setembro.

Galeria do Inconsciente recebe exposição fotográfica de usuários do CAPS

A Galeria do Inconsciente, que fica no Parque da Cidadania, recebe hoje (19) a exposição “Revelando Teresina”, com trabalhos de usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III. A abertura será às 18h, e as fotos estarão expostas no local até o dia 18 de setembro.

A exposição é fruto de uma oficina realizada com os usuários do CAPS III – gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) – e idealizada por conta do aniversário de Teresina. Estarão expostas 30 fotos, escolhidas dentre mais de 60 tiradas. A abertura contará ainda com um sarau, onde haverá a declamação de poemas e textos escritos tanto pelos usuários dos CAPS como por participantes do evento. Haverá também uma apresentação musical com o grupo Madalena Soul.

A oficina contou com 18 participantes divididos em três grupos, que receberam noções básicas de fotografia e também participaram de uma roda de conversa sobre lugares com histórias para contar na visão de cada usuário. “Procuramos trabalhar a memória afetiva por meio da escolha de locais com significado especial para cada um deles, revelando também novos sujeitos de direitos, de medos e delírios”, explica Marta Evelin, terapeuta ocupacional do CAPS III e idealizadora do projeto.

O terceiro momento consistiu nas visitas aos pontos escolhidos para fotografar, com o uso de uma câmera semiprofissional. “Foram feitas imagens do entorno da Praça da Bandeira, dos bairros Bela Vista, Monte Castelo e Vila da Paz, e locais de significado pessoal como a casa de um usuário e uma praça onde uma usuária conheceu seu marido”, conta Marta Evelin. 30 fotos foram escolhidas para a seleção, dentre mais de 60 tiradas.

Os primeiros registros do uso de técnicas que aliam fotografia e terapia datam de 1941, quando foi incentivado aos soldados feridos da II Guerra Mundial a usar câmeras para resgatar a autoestima e a vontade de ver o mundo. Segundo Marta Evelin, o mesmo efeito tem sido observado entre os participantes da exposição. “O uso da fotografia como recurso de conexão entre o mundo interno e externo proporcionou também lazer, interação grupal, autoconhecimento e autoexpressão”, conta ela.

A Galeria do Inconsciente foi um espaço criado pela Prefeitura de Teresina para trazer exposições dos resultados do processo cotidiano dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial do município. Nas peças expostas são utilizadas diversas linguagens artísticas, pinturas, desenhos, aquarelas, colagens, cerâmicas e objetos desenvolvidos pelos usuários dos serviços de atenção psicossocial.

Tags:
caps

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/500/galeria-do-inconsciente-recebe-exposicao-fotografica-de-usuarios-do-caps