VACINA CONTRA RAIVA

Vacinação contra a Raiva acontece sábado (12) na zona urbana de Teresina

Abertura será na Praça do Marquês e a meta é vacinar 135 mil animais contra a doença

Vacinação contra a Raiva acontece sábado (12) na zona urbana de Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) fará a abertura oficial da Campanha de Vacinação Contra a Raiva no próximo sábado, 12 de setembro, às 9h, na praça principal do bairro Marquês, zona Norte da capital. Neste dia, 377 postos estarão abertos na zona urbana das 8h às 17h em praças, escolas e outros pontos estratégicos, com o objetivo de imunizar cães e gatos contra a doença. A meta é vacinar 135 mil animais.

A campanha está dividida em dois momentos: um na zona urbana, cujo dia D será em 12 de setembro, e um na zona rural, que acontece nos dias 26 de setembro (zona rural Norte e Leste) e 03 de outubro (região rural Sul e Sudeste).

Em Teresina, desde 1986 não é registrado casos de Raiva em seres humanos. “Precisamos continuar com essa estatística positiva e a melhor forma é a vacinação, que é disponibilizada de forma gratuita para a população”, enfatiza o presidente da FMS, Luciano Nunes.

Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da FMS, orienta que no dia da vacinação a população dê preferência ao horário da manhã, por ser mais fresco e confortável para os animais, assim como evita a formação de filas ao fim do dia. “Pedimos que a população não deixe de comparecer e chame seus amigos e familiares que possuem animais de estimação. Desta forma, poderemos manter a raiva longe da nossa cidade. A doença atinge o sistema nervoso central e pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem. A única forma de prevenção é a vacinação dos cães e gatos domésticos, que podem ser transmissores”, disse ela.

A gerente de Zoonoses disse ainda que os animais devem ser transportados de forma segura e por pessoas que tenham condições físicas de contê-los nos postos, para prevenir acidentes entre animais e pessoas. “Para gatos, recomendamos que sejam levados na caixa de transporte ou sacos de estopa ou nylon. Para cães, o ideal é o uso de guia ou corrente”, afirma.

Clique aqui para ver a relação dos postos de vacina

vacinação contra Raiva fms Gerência de Zoonoses

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/5/vacinacao-contra-a-raiva-acontece-sabado-12-na-zona-urbana-de-teresina