SAÚDE BUCAL

Teresina participa de pesquisa para avaliar a saúde bucal dos brasileiros

Teresina participa de pesquisa para avaliar a saúde bucal dos brasileiros
Fonte: FMS

Teresina está participando do Projeto SB Brasil 2020, que tem por objetivo analisar as condições da saúde bucal da população brasileira. A pesquisa está acontecendo em diversos municípios pelo Brasil e deve avaliar a saúde dos dentes de mais de 50 mil brasileiros.

Trata-se de questionário que será aplicado junto à comunidade, em uma amostra representativa de indivíduos residentes, nos quais serão realizados exames bucais e aplicados questionários para avaliar a prevalência dos principais agravos bucais, assim como a condição socioeconômica, acesso e utilização de serviços odontológicos, dor dentária e orofacial, autopercepção e impacto em saúde bucal.

A coordenadora municipal de SB Brasil em Teresina, Lara Mendes, pede a contribuição da comunidade para que participem da pesquisa. “Nossa equipe é composta por um arrolador, que fará o contato inicial com a família, um examinador, que é um cirurgião dentista e um anotador. Eles estarão visitando de casa em casa, e pedimos à população que os recebam”, diz.

O Projeto SB Brasil 2020 irá avaliar o perfil epidemiológico em saúde bucal da população brasileira em relação às condições mais prevalentes a fim de proporcionar ao Ministério da Saúde e às instituições do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.

O estudo vai identificar as doenças que mais atingem o sorriso da nossa população – como cárie dentária, doenças na gengiva, necessidade de próteses dentárias, entre outras – e as necessidades derivadas destas. “Ou seja, o que envolve a saúde da boca e que pode impactar na qualidade de vida da população. E assim, guiar as futuras políticas de saúde bucal que serão adotadas pelo SUS”, finaliza Lara Mendes.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4996/teresina-participa-de-pesquisa-para-avaliar-a-saude-bucal-dos-brasileiros