PREVENÇÃO

Equipes de prevenção às ISTs da FMS visitarão festividades de carnaval

Equipes de prevenção às ISTs da FMS visitarão festividades de carnaval
Fonte: FMS

Durante o carnaval, as equipes da Coordenação de IST/AIDS da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estarão percorrendo a cidade nos locais onde estarão blocos de carnaval, bares com festas e clubes. O objetivo é orientar a população sobre os cuidados com a saúde neste período.

As equipes estarão na rua durante todos dias de folia de Momo, visitando não apenas os 30 blocos de rua que acontecem na capital, como também outras festividades. Eles levarão informativos sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e preservativos masculinos e femininos. O preservativo é o método contraceptivo mais eficaz para evitar uma gravidez indesejada e para prevenir infecções sexualmente transmissíveis.

Somente no corso de Teresina, ocorrido no último sábado (11), a FMS distribuiu um total de 53.500 preservativos masculinos e 5.200 femininos. A previsão é que mais de 200 mil insumos sejam distribuídos durante todos os eventos. “É importante frisar que esse material também está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da FMS, durante todo o ano”, explica Alana Niége, coordenadora municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, os jovens com idade entre 15 e 34 anos de idade são os mais acometidos pelas infecções sexualmente transmissíveis. “Queremos conscientizá-los de que ter relação sexual sem proteção pode gerar muitas consequências negativas, a exemplo de infecções como sífilis, herpes, gonorreia, clamídias bem como HIV/AIDS ou mesmo uma gravidez indesejada”, finaliza Alana Niége.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4990/equipes-de-prevencao-as-ists-da-fms-visitarao-festividades-de-carnaval