INOVAÇÃO

Todo paciente deseja ter seus exames realizados da forma mais segura e rápida possíveis. Pensando nisso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está implantando um novo sistema nas salas de coleta de exames laboratoriais das Unidades Básicas de Saúde visando dar maior agilidade na entrega de exames ao utilizar a internet para transmitir com mais rapidez informações sobre os pacientes. O novo sistema foi apresentado ao público na manhã de hoje (18), na Unidade Básica de Saúde Dr. Durvalino Couto, no bairro Bela Vista, zona Sul.

O Laboratório Municipal Raul Bacelar é o responsável em administrar esse novo sistema, pois é o local onde se processa todos os exames realizados nas unidades de saúde de Teresina. Esse novo sistema é um dos melhores do país, o mesmo utilizado no Hospital paulista Albert Einstein.

“Sabemos que a chave para um tratamento mais efetivo é a entrega mais ágil dos exames laboratoriais. Com esse novo sistema todos ganham em melhoria no atendimento o usuário ganha mais agilidade na entrega dos resultados, o laboratório ganha na questão de mais segurança ao realizar o processamento de dados e expedir os resultados e os profissionais de saúde ganham no quesito de ficarem mais informados sobre todo o histórico de seus pacientes, que agora serão disponibilizados de forma online”, explicou Francisco Pádua, presidente da FMS.

Ao adentrar na sala de coleta de exames o paciente é cadastrado no sistema e é gerada uma etiqueta com um código de barras, que identificará todos os tubos. “Isso dá mais controle das informações sobre aquele material coletado. Estamos muito satisfeitos em utilizar esse sistema na prática aqui na nossa unidade de saúde”, afirmou Adriana Sousa, coordenadora da Unidade Básica de Saúde Dr. Durvalino Couto.

O período de espera pelo resultado para exames simples, que será armazenado em nuvem, passam a ser de 24 a 48 horas úteis. O paciente deve então se dirigir à UBS onde fez seu exame, portando o comprovante, e receber seu resultado que será impresso imediatamente no local.

“A grande diferença em relação ao modelo anterior está neste sistema de registro automático, que torna o processo de identificação mais ágil e seguro. Por meio do sistema de nuvem todas as Unidades Básicas de Saúde e unidades hospitalares estarão cadastradas até o final do ano e os resultados serão online, gerando uma economia em custos de papel e transporte”, informou a diretora do Raul Bacelar, Evelma Vasconcelos.

• Unidades de Saúde utilizam mesmo sistema do Hospital Albert Einstein para realização de exames laboratoriais
fms raul bacelar exames laboratoriais

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/498/unidades-de-saude-utilizam-mesmo-sistema-do-hospital-albert-einstein-para-realizacao-de-exames-laboratoriais