SAMU

SAMU Teresina atende mais de 2,5 mil ocorrências em dezembro

SAMU Teresina atende mais de 2,5 mil ocorrências em dezembro
Fonte: Ascom FMS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Teresina atendeu 2.554 ocorrências no último mês de 2022, com envios de ambulâncias e motolâncias. O serviço é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para atender a população em casos de urgência com chamadas gratuitas pelo telefone 192.

Em primeiro lugar com a maior quantidade de atendimento estão as urgências clínicas com 778 ocorrências. Em segundo lugar são os casos de acidente de trânsito com 665 atendimentos. Ocupam a terceira posição os casos de mal súbito com 248 chamadas, e na quarta posição estão os casos de queda e outros acidentes com 214 atendimentos.

No mesmo mês, as Unidades de Suporte Básico (USB) realizaram 1971 atendimentos, contra 427 das Unidades de Suporte Avançado (USA) e 215 ocorrências com suporte das motolâncias. A maioria dos atendimentos no tempo exposto foi de pessoas do sexo masculino (55,1%), e a maior parte dos atendimentos - 99.49% - são provenientes da zona urbana.

O diretor do SAMU, Eliel dos Santos, explica sobre as principais ocorrências de urgência clínica e outros tipos de atendimentos. “Nas urgências clínicas estão acidente vascular cerebral (AVC), hipoglicemia, casos de convulsões. Os acidentes de trânsito também estão nas estatísticas e outras como urgências ginecológicas, psiquiátricas, mal súbito, queda, entre outros atendimentos”, cita.

O diretor orienta que as pessoas ao se depararem com algum caso de problema de saúde devem manter a calma, fornecer as informações necessárias sobre como se encontra a vítima e a localização. “Todos os chamados pelo fone 192 passam por uma triagem onde o médico avalia sobre a necessidade de enviar ambulância e o tipo de ambulância conforme a gravidade do paciente, pode ser de suporte básico ou avançado”, explica.

Sobre as informações no momento de acionar o SAMU, o diretor orienta que as pessoas cumpram os requisitos do funcionamento do órgão. “É necessário informar a situação em que se encontra o paciente, dizer a localização exata e os pontos de referência que sejam bem conhecidos, como praças, igrejas e outros que sejam fáceis de serem localizados”, orienta.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4967/samu-teresina-atende-mais-de-2-5-mil-ocorrencias-em-dezembro