SAMU

Prefeitura de Teresina entrega oito veículos novos para o SAMU

Prefeitura de Teresina entrega oito veículos novos para o SAMU
Fonte: Marcelo Cardoso/Semcom

O Prefeito Doutor Pessoa entregou no início da tarde de hoje (26) oito novos veículos para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. São quatro novas ambulâncias, sendo duas de suporte avançado e duas de suporte básico, além de quatro motolâncias.

Com isso, e somando aos quatro veículos entregues em novembro de 2022, Teresina tem uma renovação de 100% na frota de motolâncias e de 70% das ambulâncias em apenas três meses. Há ainda a previsão de recebimento de mais duas ambulâncias para a próxima semana, como adianta a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Clara Leal. “Isso não significa apenas compra de novos veículos, e sim que a gente vai poder prestar uma melhor assistência com mais segurança a quem precisa do serviço e também às equipes de socorro”, completa.

O SAMU mantém em funcionamento permanente 11 ambulâncias, sendo três de suporte avançado e oito de suporte básico, além das quatro motolâncias. O número é maior do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que determina a quantidade de veículos por município de acordo com o tamanho da população. Todos os veículos que circulam atualmente foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Teresina.

Durante a solenidade, o prefeito Doutor Pessoa ressaltou a importância do atendimento de urgência e do trabalho dos servidores de SAMU. “Cuidar da vida dos outros é o que estamos fazendo. Nosso objetivo é fazer a renovação completa desta frota. Já fizemos 100% das motolâncias e 70% das ambulâncias, e vamos renovar 100% em breve. Este é um momento de alegria e valorização da vida”, disse o gestor.

Para os atendimentos de urgência e emergência através do Samu a população deve ligar para o telefone gratuito 192. O SAMU é um programa do Governo Federal, gerenciado em Teresina pela FMS, que presta socorro em casos de urgência e emergência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica.

As ambulâncias do SAMU são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.

SAMU fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4962/prefeitura-de-teresina-entrega-oito-veiculos-novos-para-o-samu