CONSULTORIO NA RUA

FMS promove ações para pessoas em situação de rua na UBS Cidade Verde

Foram abordados os temas hanseníase e saúde mental

FMS promove ações para pessoas em situação de rua na UBS Cidade Verde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, através da sua equipe do Consultório na Rua, realizou ação educativa com pessoas em situação de rua, na UBS Cidade Verde, Centro, quando foram abordados os temas hanseníase e saúde mental, na última segunda-feira (23). As ações fazem parte das atividades do Janeiro Branco (saúde mental) e do Janeiro Roxo (hanseníase).

Sobre o Janeiro Roxo, a enfermeira Marina Leite, falou sobre os cuidados e prevenção da Hanseníase. A ação teve como foco o diagnóstico precoce e do tratamento que é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quanto ao Janeiro Branco, a psicóloga Mariana Pinho destacou os alertas para o cuidado com a saúde mental, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como a depressão, ansiedade e pânico.

A assistente social Darllyane Mendes, destaca a importância de inspirar essas pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas. “ Fizemos uma dinâmica onde os participantes puderam pensar sobre as suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia”, fala.

O Consultório na Rua é um programa administrado pela FMS e funciona com equipe formada por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e redutor de danos. Diariamente membros da equipe circulam em uma van levando ações de saúde para as pessoas em situação de rua. Ligado ao Consultório, a Fundação também mantém o Banho Móvel, carro adaptado com chuveiros que oferta banho para o público.

Fonte: Ascom FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4960/fms-promove-acoes-para-pessoas-em-situacao-de-rua-na-ubs-cidade-verde