SAÚDE MENTAL

FMS encerra janeiro branco com momento de mobilização sobre saúde mental

A ação será no Parque da Cidadania, a partir das 16h30

Encerrando o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove amanhã (27) um momento de divulgação dos serviços na área disponibilizados pelo município, bem como uma abordagem para falar sobre a importância da saúde mental. Será no Parque da Cidadania, a partir das 16h30.

Intitulada “Vida pede Equilíbrio”, a ação contará com participação dos servidores da rede de saúde mental do município, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Provida, entre outros. “Estaremos oferecendo um momento de divulgação da rede, assim como abordagem das pessoas presentes no Parque para alertar sobre a importância da Saúde Mental durante todo o ano”, relata a gerente de saúde mental da FMS, Laryssa Carvalho.

A gerente alerta que, apesar da existência de um mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental como o Janeiro Branco, os cuidados devem ser tomados durante todo o ano. “É importante trabalharmos ações educativas o ano inteiro e é nessa perspectiva de continuidade de um trabalho que é realizado pela rede de Saúde Mental de Teresina o ano inteiro que estaremos realizando esse momento”, reforça Laryssa Carvalho.

Sem necessidade de agendamento, os atendimentos de saúde mental são realizados em sete Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) nos bairros, com funcionamento manhã e tarde. O CAPS Álcool e outras Drogas funciona no bairro Macaúba (zona Sul); CAPS Infantil, no Morada do Sol (zona Leste); CAPS II no bairro Pio XII (zona Sul); CAPS II Leste, bairro Horto Florestal; CAPS Tipo II, no bairro Renascença (zona Sudeste); CAPS Centro Norte, no bairro São Joaquim e CAPS Tipo III, atendimento 24h, bairro Três Andares (zona Sul).

O atendimento também é realizado sem agendamento manhã e tarde no Provida, ambulatório para atendimento para quem está com ideação suicida na rua Álvaro Mendes, 1557 - Centro Sul. No Provida, se houver necessidade, é feito o encaminhamento para o paciente ter continuidade no atendimento com consulta especializada em consultório com psiquiatra ou psicólogo. Caso o paciente esteja em crise, o Provida providencia internação para tratamento.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4959/fms-encerra-janeiro-branco-com-momento-de-mobilizacao-sobre-saude-mental