FMS mantém gerência para realização de ações na área de nutrição

No ano de 2022 ocorreram mais de 14 mil consultas nos ambulatórios de nutrição do município

FMS mantém gerência para realização de ações na área de nutrição
Fonte: Ascom FMS

A alimentação e nutrição são essenciais para a garantia da saúde dos indivíduos e coletividades. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém um setor específico para prestar atendimentos e desenvolver políticas na área de alimentação e nutrição pelo SUS, que no ano de 2022 promoveu mais de 14 mil consultas nos ambulatórios do município.

A gerência de Nutrição da FMS coordena a gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) nas ações, programas e projetos que são desenvolvidos na alta e média complexidade. Uma das ações é a manutenção de nove ambulatórios para a população em geral. Somente nesses locais, foram realizadas 14.314 consultas no ano passado.

“Destacamos a abertura do ambulatório especializado em Alergia à Proteína do Leite de Vaca – APLV, no Hospital do Parque Piauí. Nesse local, prestamos atendimento específico para crianças que fazem uso de fórmula infantil e que apresentam alergia à proteína do leite de vaca, com acompanhamento médico e nutricional, entre outros”, comenta Yara Cristina Leal, gerente de Nutrição da FMS. Em 4 meses de funcionamento, o ambulatório realizou quase mil consultas, sendo 279 médicas e 709 nutricionais.

Outro serviço de destaque prestado pelo setor é a dispensação de dietas enterais para adultos e fórmulas infantis para crianças que não podem consumir leite materno. Somente no ano de 2022, foram dispensadas 61272 fórmulas regularmente, o que beneficiou um total de 1132 pacientes.

Outra ação de destaque é a produção, distribuição e controle das refeições produzidas nos hospitais e CAPS, em média são produzidas 8.000 refeições por dia.

Outras atividades prestadas pela gerência são a organização da atenção nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável, vigilância alimentar e nutricional e qualificação da força de trabalho. “São ações que requerem um cuidado especializado, necessitando de diretrizes que orientem as condutas profissionais do serviço para um atendimento padronizado e de qualidade”, comenta a gerente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4957/fms-mantem-gerencia-para-realizacao-de-acoes-na-area-de-nutricao