PUBLICAÇÃO

FMS tem experiência exitosa em tuberculose selecionada pelo Ministério da Saúde

O projeto é do Núcleo de Doenças Negligenciadas/Tuberculose da FMS

O projeto “Prontuário Eletrônico do Cidadão: ferramenta de apoio no processo de trabalho da Estratégia de Saúde da Família na tuberculose”, do Núcleo de Doenças Negligenciadas/Tuberculose da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi selecionado pelo Ministério da Saúde para publicação de experiências exitosas no enfrentamento da tuberculose em todo o Brasil.

A pneumologista Tatiana Nunes, do Núcleo de Doenças Negligenciadas da FMS, esclarece que a experiência tem por objetivo recuperar as perdas causadas pela pandemia de covid-19. “Com o impacto negativo que a pandemia causou para o Programa de Tuberculose, é preciso que os serviços se reestruturem e busquem diagnóstico precoce, tratamento oportuno e acompanhamento regular centrado na pessoa para recuperar as perdas”, diz a médica.

Ela ressalta a situação da tuberculose como uma doença estigmatizada e estigmatizante, que tem um programa de Estado garantindo diagnóstico e tratamento gratuitos pelo SUS. “Ainda que a tuberculose seja diagnosticada em um paciente com convênio ou particular, ele não compra a medicação em farmácia. O acesso à medicação é exclusivo pela rede pública e através de uma UBS. Daí a importância de fortalecer os serviços envolvidos na rede de atendimento (profissionais de saúde da família, profissionais das referências de tuberculose, laboratório, hospitais, setor de farmácia, consultório na rua, etc). Faz-se necessário também falar sobre tuberculose com a comunidade”, comenta Tatiana Nunes.

A chamada pública, realizada pelo Ministério da Saúde, teve como objetivo mapear iniciativas desenvolvidas por serviços de saúde, em especial pelas coordenações estaduais e municipais de tuberculose, organizações da sociedade civil (OSC) e instituições de pesquisa. Ao todo, foram inscritas 61 experiências, das cinco regiões do país.

De acordo com o regramento da chamada pública, foram selecionadas as experiências com maior pontuação em cada uma das cinco regiões do Brasil e outras dez propostas mais bem pontuadas, de qualquer região. As iniciativas selecionadas farão parte de uma publicação do Ministério da Saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4956/fms-tem-experiencia-exitosa-em-tuberculose-selecionada-pelo-ministerio-da-saude