SAÚDE DO HOMEM

Teresina mantém programas que estimulam os cuidados em saúde do homem

Os programas Saúde do Homem e Pré-Natal Masculino são desenvolvidos desde 2014

No dia dos pais, é importante lembrar a importância desta figura no desenvolvimento da família.  O bom pai acompanha o crescimento de seu filho mesmo antes do seu nascimento, e aproveitando a oportunidade, a Prefeitura de Teresina mantém o programa Pré-natal Masculino, que estimula a consulta médica dos homens ao acompanharem suas parceiras à Unidade Básica de Saúde (UBS).

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde divulgada ontem (12), barreiras socioculturais interferem na prevenção da saúde e que, em muitos casos, os homens pensam que não ficam doentes ou têm medo de descobrir alguma alteração no organismo. A partir deste resultado, foram lançados o Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde e o Guia da Saúde do Homem para Agente Comunitário de Saúde, que consistem em estimular a prevenção para esta faixa etária.

O mesmo trabalho já é realizado em Teresina desde 2014. O programa Pré-Natal Masculino convida os pais a visitar a UBS em companhia de suas parceiras gestantes e, na oportunidade, realizar suas próprias consultas. Além disso, também é mantido o programa Saúde do Homem, em que a equipe Estratégia Saúde da Família, por meio de conversas e ações educativas, procura incentivar os homens a visitar o médico.

O médico Robespierre Bastos, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) explica como se dá a consulta de saúde do homem. “Na primeira visita pedimos uma bateria de exames: hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina. A aferição arterial também é muito importante, assim como verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Para os fumantes indicamos o exame de função pulmonar”, diz.

É recomendada também a pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B, além do teste para detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e do vírus da hepatite C. “Também realizamos encaminhamento para consultas especializadas quando necessárias”, conta o médico. Por fim, ele é encaminhado para receber as vacinas recomendadas ao público adulto – hepatite B, dupla adulto, tríplice viral e febre amarela.

O médico tem ainda uma conversa com o paciente sobre a adoção de hábitos saudáveis para manutenção de sua qualidade de vida. “Tentamos alertá-lo sobre a importância de manter hábitos saudáveis como prática de atividade física pelo menos 30 minutos por dia, alimentação balanceada, sexo sempre com camisinha e não fumar”, afirma.

O resultado tem sido positivo. Desde o início das atividades do Pré-natal Masculino, diversos homens foram atendidos por este programa. Atualmente, apenas na UBS Planalto Uruguai, pioneira do projeto, existem 25 gestantes sendo assistidas pelo pré-natal, e dessas, 16 homens realizam o pré-natal Masculino.

Apresentação

O programa Saúde do Homem desenvolvido com a população do Parque Mão Santa, na UBS Planalto Uruguai, foi inscrito no “Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde do Homem”, que ocorrem nos dias 26 e 27 de setembro em Brasília-DF. “O encontro pretende divulgar boas práticas/experiências exitosas em saúde do homem que são desenvolvidas em cada região, promovendo a troca de experiências entre as diferentes coordenações e fomentando novas ações relacionadas à saúde do homem no Brasil”, explica Agnelma Rufino, coordenadora de Saúde do Homem da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “O resultado sai no próximo dia 17, quando seis trabalhos serão selecionados para apresentação no evento”, informa ela.

fms saúde do homem

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/495/teresina-mantem-programas-que-estimulam-os-cuidados-em-saude-do-homem