MEDICAMENTO COVID

Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo distribui medicamento para Covid

Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo distribui medicamento para Covid

O Centro de Saúde Lineu Araújo (CISLA) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) distribui gratuitamente o medicamento paxlovid para pacientes adultos com Covid. A prescrição é para paciente com a doença nas formas leve ou moderada e que não tenha necessidade de internação, que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave.

A receita médica pode ser pelo SUS ou rede particular e o paciente deve estar dentro dos critérios de doenças pré-existentes e determinadas pelo Ministério da Saúde. “A indicação é para pacientes com Covid leve ou moderada, que tenha comorbidades e idade avançada. O paxlovid é comprovadamente eficaz no tratamento da Covid e é composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir embalados e administrados juntos”,  acrescenta Walfrido Salmito, infectologista da FMS.

Para a liberação do medicamento Paxlovid no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo o paciente deve apresentar receita médica, prescrição do médico em formulário específico, a justificativa do médico e exame positivo para Covid.

O uso do antiviral Paxlovid é recomendado em pacientes com Covid imunossuprimidos, com síndromes coronarianas crônicas (angina, cardiopatia isquêmica, pós-infarto agudo do miocárdio, entre outras), doenças neurológicas crônicas, doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório, demência vascular). Também podem tomar a medicação pacientes com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave.

O Paxlovid também é recomendado para pacientes com Hipertensão Arterial Resistente (HAR), insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, obesidade mórbida, síndrome de Down, cirrose hepática classes A e B entre outras.

Fonte: Ascom FMS
paxlovid Covid medicamento araujo lineu fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4948/centro-integrado-de-saude-lineu-araujo-distribui-medicamento-para-covid