SAÚDE NA ESCOLA

UBS realiza ação com professores e funcionários em preparação ao início das aulas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Maria da Codipi deu início hoje (13) às atividades do Projeto Consultório na Escola em 2023, com uma ação na Escola Municipal Mariano Alves de Carvalho. A ação visa a preparação para o início do ano letivo e foi voltada para os professores e funcionários de escolas da zona Norte.

O projeto tem como objetivo efetivar as ações do Programa de Saúde na Escola (PSE) no contexto do ambiente escolar, implementado pela equipe 06 da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Santa Maria da Codipi em agosto de 2022. Na oportunidade, foram realizadas atividades de acompanhamento de peso e altura, da acuidade auditiva e visual, atualização do calendário vacinal com administração de 45 doses de vacina, realizados 11 encaminhamentos para especialidades, 08 requisições de exames, ações de práticas corporais e saúde mental a 20 funcionários da escola.

“Entende-se que as ações de promoção e proteção em saúde devem ser estendidas também ao corpo administrativo das escolas pois são parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem”, comenta a enfermeira Lívia Mello, da UBS Santa Maria da Codipi.

O projeto terá continuidade nas três escolas pactuadas pela Equipe 06 da Unidade Básica de Saúde Santa Maria da Codipi: Escola Municipal Mariano Alves de Carvalho (625 alunos), CMEI Santa Maria das Vassouras (149) e Unidade Escolar Tenente Araújo (141 alunos). Nos 5 meses de execução do projeto, em 2022, foram realizadas avaliação antropométrica de 224 alunos, administradas 251 doses de vacinas, identificadas 63 alterações de peso e realizados 59 encaminhamentos para especialidades médicas.

“Com esse projeto a equipe espera efetivar a articulação entre escola e rede básica de saúde através do Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma estratégia para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas e com o potencial de assistir, ao longo do ano letivo, mais de 600 estudantes”, finaliza Lívia Mello.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4947/ubs-realiza-acao-com-professores-e-funcionarios-em-preparacao-ao-inicio-das-aulas