LABORATÓRIO

Laboratório da FMS realiza mais de 4 milhões de exames em 2022

Somente com exames de hemograma teve aumento de 68% comparado ao ano de 2021

Laboratório da FMS realiza mais de 4 milhões de exames em 2022

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), durante o ano de 2022 realizou um total de 4.005.948 exames que representa um aumento de 22% comparado aos 3.283.261 do ano de 2021. Somente com exames de hemograma teve aumento de 68% comparado ano anterior (2021). Reflete nesse resultado novos exames que passaram a ser realizados e equipamentos adquiridos nos últimos anos.

A diretora do Raul Bacellar, Lilibeth Sales, informa que no ano passado foram incorporados novos exames, como o cálcio iônico, vitamina D, lítio e pesquisa de hematozoários para o diagnóstico de malária. Para aumentar a capacidade de realização de exames foi adquirido mais um equipamento o Primier com metodologia de HPLC (para o exame de hemoglobina glicada). Em 2021 o laboratório já tinha recebido dois novos equipamentos o de Bioquímica Seca e de Tipagem Sanguínea.

Com o novo Primier, o laboratório teve sua capacidade de execução de 120 exames por hora para 180 exames no mesmo período de tempo.  Desse tipo de exame foi realizado um total de 97.120 procedimentos em 2021 passando para 128.775 em 2022, representando um aumento de 32%. O exame é usado como Indicador do programa Previne Brasil aplicado na rede de atenção básica através do Ministério da Saúde.

Além de todos os equipamentos modernos a equipe de profissionais é qualificada.  “Toda a equipe de profissionais está capacitada para realizar os procedimentos o que resultou no aumento dos exames ofertados a rede municipal de saúde de Teresina”, diz a diretora do Raul Bacellar.

O Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar atende toda a rede municipal de saúde como as 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 Hospitais, quatro maternidades e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS, Hospital de Urgência de Teresina. Realiza exames nas especialidades de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, hormônios, Uroanálise, Microbiologia (Tuberculose), Parasitologia e Citologia de colo de útero.

Fonte: Ascom FMS
Raul Bacellar laboratorio exames fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4944/laboratorio-da-fms-realiza-mais-de-4-milhoes-de-exames-em-2022