ENTREGA

Polo de academia e reforma de UBS serão entregues à população do Monte Alegre amanhã (12)

Amanhã (12), a população do bairro Monte Alegre recebe mais uma Unidade Básica de Saúde totalmente reformada, ampliada e atendendo aos critérios de acessibilidade, além do primeiro Polo de Academia de Saúde da capital. A UBS Dr. Mariano Mendes e o Polo Profª. Maria Beike Waquim Figueredo serão entregues a partir das 8h30 da manhã.

A reforma da UBS Dr. Mariano Mendes atende a uma adaptação aos novos padrões de unidades de saúde em Teresina, com maior capacidade para atender bem aos 16 mil habitantes das comunidades do Monte Alegre, Monte Verde, Parque Brasil II e III e Loteamento Leonel Brizola. “Para a conclusão da obra, foi feito um investimento de R$ 164.050,51”, informa Francisco Pádua, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A UBS conta agora com cinco consultórios, sendo dois médicos, dois odontológicos e um ginecológico, contendo inclusive banheiro. Entre os espaços criados estão banheiros para funcionários (masculino e feminino), diretoria, área de serviço, copa, sala de aerosol, depósito, esterilização, expurgo e dois banheiros adaptados. A estrutura da Unidade conta também com farmácia, sala de coleta, sala de vacina, espera, same, e sala de procedimentos, que foram reestruturados com a reforma.

Já o Polo de Academia da Saúde Profª Maria Beike Waquim Figueredo é um espaço físico dotado de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. “É um local para promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população”, explica Francisco Pádua.

Os Polos de Academia em Saúde são compostos por três espaços, o de vivência, o multiuso e outro com equipamentos. O espaço de vivência é uma área coberta e o ponto de referência do polo que abriga maior parte das atividades, já que pode ser usado durante todo o dia, independente das condições de tempo. O espaço multiuso é composto de área ao ar livre, que pode ser apropriado das mais variadas formas. Já o espaço com equipamentos, como extensão do espaço multiuso, é destinado ao desenvolvimento de práticas corporais e atividades físicas em alguns equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas, barras marinheiro).

Esta é mais uma etapa da maior onda de investimento na Atenção Básica vista por Teresina, que tem ocorrido desde 2013. “Foram mais de 41 UBS ampliadas ou reformadas neste período de tempo”, conta Francisco Pádua. “Ainda este mês, em comemoração do aniversário de Teresina, inauguraremos outras duas nos bairros Mocambinho e Santa Isabel, além de outro polo de academia no bairro Angelim”, diz ele.

Investimentos

Além do avanço em estruturamento físico, Teresina este mês ganha em tecnologia de saúde e melhorias no acolhimento. Próximo dia 18, será dado o pontapé inicial para o funcionamento do novo sistema do Laboratório Raul Bacelar, que trará agilidade ao atendimento e entrega de exames. E no dia 26 de agosto, será o lançamento do projeto Bem Viver na UBS Mario Rocchi, que tem por objetivo promover um atendimento mais humanizado, com conforto e segurança, aos usuários da atenção básica.

fms ubs academia entrega reforma

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/494/polo-de-academia-e-reforma-de-ubs-serao-entregues-a-populacao-do-monte-alegre-amanha-12