MERCADOS PÚBLICOS

Higiene e saúde em mercados públicos é tema de reunião

O assunto será discutido em reunião amanhça (12), no mercado do São Joaquim

Higiene e limpeza são elementos essenciais para o funcionamento adequado dos mercados municipais. A Prefeitura de Teresina está desenvolvendo um projeto para reforçar os cuidados entre os permissionários do local, que será discutido em uma reunião amanhã (12), a partir das 10h, no Mercado do São Joaquim.

Participarão da reunião representantes da Vigilância Sanitária, Gerência de Zoonoses, Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e Comitê de Mobilização Comunitária contra dengue, zika e chikungunya. “O objetivo da reunião é determinar estratégias para tornar os mercados locais mais limpos, livre de pragas e com saúde”, informa Júlia Santos, do Núcleo de Educação em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O Mercado do São Joaquim foi escolhido para a reunião porque vai ser o local do piloto do projeto. Em um primeiro momento, será realizado um mutirão de limpeza, com dedetização e controle de pragas. Posteriormente, será realizado um curso do Programa Alimentar Seguro, que dá orientações sobre segurança e qualidade dos alimentos comercializados pelos permissionários. “Nossa intenção é levar a ação a todos os mercados do município”, diz Júlia Santos.

vigilância sanitária zoonoses fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/493/higiene-e-saude-em-mercados-publicos-e-tema-de-reuniao