CÃES E GATOS

Estão abertos 136 postos e um drive thru no estacionamento do Piauí Center Moda

Realizada vacinação contra a raiva nas zonas Sul e Sudeste
Fonte: ASCOM FMS

Um total de 136 postos estiveram abertos  hoje (03) nas zonas Sul e Sudeste para a campanha de vacinação contra a raiva em Teresina. Quarta e última etapa da campanha tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a doença.

Um desses animais foi o cãozinho Alvin, de três anos. Seu tutor, Rogério Paulino, esteve presente na manhã de hoje (03) no posto drive thru disponibilizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) no estacionamento do Piauí Center Moda, no bairro Redenção. “Eu estou sempre atento à saúde dele e trago para se vacinar todos os anos”, comentou o tutor.

A lista dos locais está disponível no site https://zoonoses.fms.pmt.pi.gov.br/. Ao entrar no link, o tutor terá acesso a um mapa com todas as localizações dos postos, além de informações como endereço e um link para acesso pelo google maps. Conforme dados da FMS já foram vacinados 72.753 animais das zonas Norte e Leste no último sábado, 26, totalizando 86,58% de cobertura vacinal.

Paulo Marques, gerente de Zoonoses da FMS, pede aos teresinenses que não deixem de comparecer aos postos. “Pedimos as pessoas para trazerem todos os seus cães e gatos para serem vacinados. A raiva é uma doença que não tem cura, tanto para os animais como as pessoas, e a única forma de se proteger é vacinando”, diz o gerente, que ressalta ainda que a vacina é segura e gratuita.

Paulo Marques ressalta ainda que a vacina também está disponível o ano todo no Centro de Zoonoses de Teresina. “Se por algum motivo você não conseguiu levar seu animal na campanha, basta trazer ao centro de zoonoses que ele será vacinado”. O atendimento acontece de todos os dias (inclusive fins de semana e feriados) de 8h às 15h.

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4903/realizada-vacinacao-contra-a-raiva-nas-zonas-sul-e-sudeste