SAÚDE MENTAL

PMT organiza atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental

Data visa chamar atenção à conscientização e defesa da saúde mental e das vítimas de transtornos mentais

PMT organiza atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Teresina, gerenciados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), irão realizar diversas atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental, que acontece em 10 de outubro e é uma data que visa chamar atenção à conscientização e defesa da saúde mental e das vítimas de transtornos mentais, neurais e por abuso de substâncias.

“Nesta data de reflexão sobre o tema temos que afirmar e realçar assuntos aparentemente fáceis de serem constatados, mas difíceis de serem admitidos e conversados socialmente”, disse a gerente de Atenção Psicossocial da FMS, Marina Leite.

O CAPS Leste realizará no próximo dia 8 de outubro um evento chamado ‘Entra na Roda Maria’, que visa sensibilizar para importância da discussão sobre as questões de gênero e a relação com a violência doméstica e familiar. Os objetivos específicos são: refletir sobre questões relacionadas ao gênero; reconhecer as formas de violência contra mulher e debater os aspectos gerais da Lei Maria da Penha. A atividade acontecerá na sede do CAPS, das 9h às 10h30.

O CAPS II Norte, localizado na Rua Lucrecio Dantas Avelino nº 521, bairro Água Mineral, terá atividades de 7 a 29 de outubro. Como exemplo da programação um destaque para o dia 14, quando os usuários farão passeio ao ponto turístico Jardim Botânico de Teresina das 14h às 17h. Outro passeio acontecerá no dia 23, quando os pacientes e profissionais irão até o Parque Zoobotânico às 8h30.

“Considerar o desânimo como um sentimento normal parece ser senso comum. No entanto, temos que saber também que se sentir desanimado, para baixo, com vontade de chorar sem motivo, por muito tempo é sinal de depressão e que, neste caso, um médico deve ser procurado para fazer uma avaliação”, falou Marina Leite.

O CAPS II Sul fará uma Mostra Cultural em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental. A atividade acontecerá no dia 14, a partir das 8h, na Praça João Luís Ferreira, Centro da capital. “A Mostra tem como tema ‘Dignidade na Saúde Mental – 25 anos de Um Desabrochar de Liberdade e Paz’”, disse a gerente de Atenção Psicossocial Marina Leite, completando que na praça acontecerá aula de zumba, capoterapia, oficina de brigadeiro de batata doce, roda de conversa com psiquiatra, distribuição de panfletos, oficina de pintura e exposição das produções feitas pelos usuários do CAPS.

O CAPS III Sul e o CAPS AD farão atividades em conjunto. No dia 10, de 8h às 12h, usuários, familiares, profissionais e comunidade participarão de aula de zumba e karaokê. No local haverá a apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina e participação de Paulo Poeta, autor do Livro ‘Realidades Contemporâneas’, que irá fazer atividade de contos.

Dia Mundial de Saúde Mental Fundação Municipal de Saúde caps Teresina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/49/pmt-organiza-atividades-alusivas-ao-dia-mundial-da-saude-mental