HUT

HUT realiza ações para prevenção e reduz lesão por pressão

O NEST promoverá também oficinas nas unidades de internamento com acompanhantes dos pacientes

HUT realiza ações para prevenção e reduz lesão por pressão

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), por meio do Núcleo de Estomaterapia (NEST) mostrou a importância de reconhecer, tratar e prevenir as lesões por pressão (LP). A ação ocorre até esta quarta (23), e tem como objetivo lembrar o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, lembrado na terceira quinta-feira de novembro, trazendo para a realidade dos profissionais da unidade, maquetes que mostram os diferentes tipos e estágios das lesões por pressão permitindo prever os riscos e auxiliar no plano de intervenção e implantação de cuidados.

O NEST promoverá também oficinas nas unidades de internamento com acompanhantes dos pacientes com maior risco de desenvolverem a LP com orientações de como evitar e tratar estas lesões com medidas simples.

Cliciane Furtado, estomaterapeuta e coordenadora do NEST, explica que a lesão por pressão, popularmente conhecida como escaras, é uma ferida na pele ou tecido subjacente causada, principalmente, pela pressão prolongada. O problema é comum em acamados ou com mobilidade reduzida. O desenvolvimento da lesão pode trazer complicações ao paciente, prolongando seu tempo de internação.

“O HUT trabalha na prevenção de lesões por pressão de forma continuada durante o ano inteiro com treinamentos e ações nas unidades do hospital. O trabalho é diário em todos os setores, não só preventivo/educativo, mas também o gerenciamento das lesões. Uma vez a lesão instalada, ela tem que ser cuidada. A prevenção é melhor para todos: profissionais e pacientes”, conclui Cliciane.

O trabalho realizado através do Núcleo de Estomaterapia do HUT já colhe resultados positivos, a UTI pediátrica zerou nos últimos dois meses novos casos de lesão, enquanto as unidades críticas 1 e 2 que dispõem de leitos semi-intensivos apresentaram uma baixa incidência de LP durante todo esse ano.

Fonte: Ascom HUT
Tags:
oficina pressão lesão hut

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4883/hut-realiza-acoes-para-prevencao-e-reduz-lesao-por-pressao