VACINAÇÃO

FMS alerta para importância da vacina de reforço contra Covid

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta a população para a necessidade de completar o esquema vacinal contra a Covid com as quatro doses. A vacina está disponível em todas as UBS terças e quintas e de segunda a sábado no Teresina Shopping. Os dados apontam que na população com 18 anos e mais o índice de cobertura de reforço da 1ª dose é de 72,27% com a aplicação de 465.319 doses. Nesse mesmo público o índice de cobertura de reforço da segunda dose é de 38,24% com a aplicação de 246.176 doses para uma população estimada de 643.828 pessoas. Nesse público foram aplicadas um total de 711.495 doses de reforço.

Na população estimada de 12 anos e mais o índice de cobertura de reforço de primeira dose é de 67,50% com 493.455 doses. Com a segunda dose de reforço a cobertura é de 33,72% com 246.501 doses aplicadas. Nessa faixa etária foram aplicadas 739.956 doses. Os dados são do dia 15 de novembro.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, destaca que é necessário ter o esquema vacinal completo neste momento em que no Brasil já foi identificada uma nova variante do coronavírus, chamada de BQ.1. “A vacinação com todas as doses tem comprovação científica de que reduz a contaminação, a gravidade da doença e os casos de óbitos. É importante que todos procurem atualizar a sua vacinação”, diz.

Ele destaca também a necessidade de medidas preventivas. “O uso de máscaras é essencial para quem tem comorbidades e estão em lugar fechado porque aumenta o risco de contaminação e o fato da transmissão ocorrer prioritariamente pelo ar”, diz.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4882/fms-alerta-para-importancia-da-vacina-de-reforco-contra-covid